terça-feira, 11 de agosto de 2009

Eu e minha fotografia particular




Esses dias estava dando uma olhada em tudo o que já tinha postado aqui no meu blog e percebi como minhas fotos quase não mostram pessoas, mas muito mais paisagens ou situações específicas de uma ou outra pessoa... em geral as fotos estão em close ou procuram o céu para escapar das multidões.

O “epifânico” professor Ferrari poderia dar uma ótima explicação Freudiana sobre o assunto, mas na falta do psicanalista, comecei a fazer uma auto-análise...

Por mais que a maioria dos lugares que eu passe tenha muita gente, muitos turistas, na verdade, eu estou vivendo uma fase muito particular de minha vida, num mundo individual e com lentes talvez um pouco egoístas. Eu coloco na foto somente aquilo que eu quero enxergar da situação, excluindo qualquer pessoa ou objeto que interfiram na magia daquilo que eu quero ver e retratar pra sempre na minha memória única, pessoal e intransferível.

Acho que é isso.

Professor Ferrari, é isso?

sábado, 8 de agosto de 2009

España, ¡me encantó!

Madri - Chegada da família amada


Madri - Calle Madrileña

Madri - Tapas deliciosas


Madri - Palácio Real



Madri - Jamón Iberico


Madri - Guernica de Picasso


Toledo - cidade medieval


Toledo - Callezita charmosa

Barcelona - O Deus Gaudí


Barcelona - Parque Guell de Gaudí


Barcelona - Casa Bartló de Gaudí


Barcelona


Barcelona - Almoço do 4 Gats

Barcelona - Povo tapeando


Pessoal, a Espanha é o que há!

Não sei se criei poucas expectativas com o país, mas a Espanha marcou profundamente a minha viagem. O encanto já começou pela chegada... foi lá que me encontrei com meus pais e minha irmã com quem terei o prazer de viajar nas próximas semanas. Encontro mais do que especial!

O primeiro destino da Espanha foi Madri, cidade que ficou marcada pela sua limpeza, mesmo com 3 milhões de pessoas habitando-a, pela imponência de sua arquitetura e também pelo delicioso costume que a população tem de tapear - aperitivar e bebericar de bar em bar, de mesa em mesa até altas horas da noite. O povo madrilenho é uma delícia, estão sempre nas ruas, em grupos, festejando, hablando o castelhano que eu aprendi a adorar depois que comecei a fazer aulas de espanhol. Em Madri, passeamos pela famosa Plaza Mayor, pelo Palácio Real, pelo centro histórico da cidade e também pelos museus. Estes merecem um comentário a parte tamanha a sua grandiosidade! Primeiro fomos ao Reina Sofia, que possui obras de artistas mais modernos como a famosa obra Guernica, de Picasso, artista que está entre os mais importantes do século XX. Depois do Reina, fomos no museu do Prado, o maior da cidade que é dominado por pintores renascentistas como Caravaggio, Ticiano, Goya e Velazquez. Pra mim, são as obras mais hipnotizantes! Eu sei que as obras modernas têm grande valor artístico, mas para mim, a perfeição das obras realistas me deixam impressionada com o nível de detalhes e perfeição! Acho que o fato de ser uma fã de fotografia acaba influenciando muito no gosto pela pintura realista.

Separamos um dia no roteiro da Espanha para ir até Toledo, dia esse que foi muito bem aproveitado. Toledo é marcada por ser uma cidade histórica, a começar pelo fato de ser uma cidade medieval, cheia de castelos, muros e mosteiros. Atualmente, Toledo é a capital da província de Castilla de la Mancha mas chegou a ser capital da Espanha no período gótico até o ano de 1560. A cidade permanece cheia de ruelas e muralhas que nos fazem sentir ainda no período gótico. É conhecida por ser la Ciudad de las tres culturas, por ter forte influência das três principais religiões: cristã, judaica e muçulmana. Não é a toa que Toledo também é um patrimônio da UNESCO (já estou começando a colecioná-los!).

O último destino da Espanha foi Barcelona, a cidade que ganhou o meu coração! Capital da Catalunya, Barcelona é dona de uma personalidade múltipla, por isso é capaz de encantar a todos, não importa a idade. Barcelona é a cidade do agito, ao mesmo tempo em que é a cidade das senhorinhas elegantes, cidade das avenidas e das ruelas, cidade moderna e gótica, a cidade encantada das obras Gaudí.

Gaudí, rei da Art Noveau e praticamente um Deus da arquitetura, é autor de obras famosas como a Igreja da Sagrada Família, o parque Guell e a casa Bartló. A principal inspiração para as obras de Gaudí era a natureza, fato que já me faz ser duplamente fã do cara. Todas as suas obras têm um Q de fantasia, de floresta encantada e de uma beleza indescritível. Barcelona valeria a pena mesmo se só tivesse Gaudí como atração. Mas ela é muito mais do que isso... Barcelona é uma cidade capaz de encantar qualquer mortal.

Espanha fica pra trás com um aperto no peito e a certeza de que um dia ainda volto para esse país encantado!

Recomendações gastronômicas na Espanha:

Em Madrid...
Mercado San Miguel, o melhor para tapear e ver gente bonita!

Em Toledo...
Restaurante Alfiteiros 24, preço justo, comida muito boa, ambiente de tirar o chapéu!

Em Barcelona...
Recomendo tudo! Todo mundo deveria passar por aqui uma vez na vida. Mas o restaurante 4 Gats é realmente imperdível, não só pela culinária mas também por todo o seu contexto cultural. O 4 Gats era o restaurante preferido de Picasso!

sábado, 1 de agosto de 2009

Saint Tropez, caindo em suas graças!






Começo explicando o porquê do título deste post: de início eu não queria ir pra Saint Tropez de jeito nenhum. Foi a Cami que deu a idéia de irmos para lá, o plano inicial era irmos pra Croácia, mas os vôos estavam muito caros, impraticáveis! Eu achava que Saint Tropez ia acabar sendo uma viagem muito cara apenas para curtir baladas e ver gente chique, mas resolvi aceitar a sugestão para fazermos um programa diferente de Milão.

Paguei com a língua porque a viagem acabou sendo fantástica, mesmo passando por uns perrengues que conto em seguida.

Bom, quem me conhece sabe que o meu negócio é muito mais curtir o dia do que a noite. Em Saint Tropez fui obrigada a mudar de paradigmas! As baladas são coisas de outro mundo, chiquérrimas, com bailarinas dançando em palcos por todos os cantos da balada, DJ malucos, muita gente bonita, gente animada. De repente são 6h da manhã e a noite foi fantástica, assim é fácil gostar de balada! Em Saint Tropez, saímos todas as noites sagradamente chegando no hotel sempre de manhã.

Por falar em hotel, esse é o capítulo do perrengue da viagem. Pra quem não sabe, Saint Tropez é um dos destinos mais chiques e caros do verão europeu. Nós decidimos ir pra lá de última hora, foi uma amiga da Cami que arranjou o único hotel que ainda tinha vagas a um preço acessível em Saint Tropez. Maaaaas... chegando lá, o que teoricamente era um hotel de preço acessível, na prática era um muquifo horrível, que não tinha recepção, mal abria a porta do quarto, de luz verde no teto, com a luz quebrada no banheiro. Visão do inferno na terra.

Mesmo nos hospedando no hotel inferninho, a experiência em Saint Tropez foi tão boa que valeu o perrengue. Além das baladas, as praias são maravilhosas! O que as diferencia das demais são os clubes super cools que a gente passa o dia, tomando sol, vendo gente bonita e tomando drinks. Nikki bar is the place!

Confesso que Saint Tropez não foi uma viagem muito cultural, mas foi divertido a bessa, valeu cada segundo. Muito da diversão de Saint Tropez eu também devo a minha amiga Camila Rocha Loures, que é a pessoa mais animada e engraçada da face da terra. Ao lado de Cami, tudo fica muitooo mais animado, ela por si só já é uma viagem!!

Pra finalizar com chave de ouro, a viagem de trem de volta para Milão foi maravilhosa. Passamos por toda a Cote d’Azur francesa, nos deliciamos com o mar azul turquesa de Nice, Cannes e Mônaco. Estava super cansada, precisando dormir, mas a paisagem era tão linda que os olhos não se deram ao luxo de relaxar!

Saint Tropez, eu confesso, caí em suas graças!

Próximo destino: Espanha, onde vou encontrar com a família, que delícia!

Obs.: Desculpem a demora dos posts, o acesso à internet deu uma complicada nos últimos dias... prometo tentar me agilizar nos próximos!