Barcelona - Povo tapeando
Pessoal, a Espanha é o que há!
Não sei se criei poucas expectativas com o país, mas a Espanha marcou profundamente a minha viagem. O encanto já começou pela chegada... foi lá que me encontrei com meus pais e minha irmã com quem terei o prazer de viajar nas próximas semanas. Encontro mais do que especial!
O primeiro destino da Espanha foi Madri, cidade que ficou marcada pela sua limpeza, mesmo com 3 milhões de pessoas habitando-a, pela imponência de sua arquitetura e também pelo delicioso costume que a população tem de tapear - aperitivar e bebericar de bar em bar, de mesa em mesa até altas horas da noite. O povo madrilenho é uma delícia, estão sempre nas ruas, em grupos, festejando, hablando o castelhano que eu aprendi a adorar depois que comecei a fazer aulas de espanhol. Em Madri, passeamos pela famosa Plaza Mayor, pelo Palácio Real, pelo centro histórico da cidade e também pelos museus. Estes merecem um comentário a parte tamanha a sua grandiosidade! Primeiro fomos ao Reina Sofia, que possui obras de artistas mais modernos como a famosa obra Guernica, de Picasso, artista que está entre os mais importantes do século XX. Depois do Reina, fomos no museu do Prado, o maior da cidade que é dominado por pintores renascentistas como Caravaggio, Ticiano, Goya e Velazquez. Pra mim, são as obras mais hipnotizantes! Eu sei que as obras modernas têm grande valor artístico, mas para mim, a perfeição das obras realistas me deixam impressionada com o nível de detalhes e perfeição! Acho que o fato de ser uma fã de fotografia acaba influenciando muito no gosto pela pintura realista.
Separamos um dia no roteiro da Espanha para ir até Toledo, dia esse que foi muito bem aproveitado. Toledo é marcada por ser uma cidade histórica, a começar pelo fato de ser uma cidade medieval, cheia de castelos, muros e mosteiros. Atualmente, Toledo é a capital da província de Castilla de la Mancha mas chegou a ser capital da Espanha no período gótico até o ano de 1560. A cidade permanece cheia de ruelas e muralhas que nos fazem sentir ainda no período gótico. É conhecida por ser la Ciudad de las tres culturas, por ter forte influência das três principais religiões: cristã, judaica e muçulmana. Não é a toa que Toledo também é um patrimônio da UNESCO (já estou começando a colecioná-los!).
O último destino da Espanha foi Barcelona, a cidade que ganhou o meu coração! Capital da Catalunya, Barcelona é dona de uma personalidade múltipla, por isso é capaz de encantar a todos, não importa a idade. Barcelona é a cidade do agito, ao mesmo tempo em que é a cidade das senhorinhas elegantes, cidade das avenidas e das ruelas, cidade moderna e gótica, a cidade encantada das obras Gaudí.
Gaudí, rei da Art Noveau e praticamente um Deus da arquitetura, é autor de obras famosas como a Igreja da Sagrada Família, o parque Guell e a casa Bartló. A principal inspiração para as obras de Gaudí era a natureza, fato que já me faz ser duplamente fã do cara. Todas as suas obras têm um Q de fantasia, de floresta encantada e de uma beleza indescritível. Barcelona valeria a pena mesmo se só tivesse Gaudí como atração. Mas ela é muito mais do que isso... Barcelona é uma cidade capaz de encantar qualquer mortal.
Espanha fica pra trás com um aperto no peito e a certeza de que um dia ainda volto para esse país encantado!
Recomendações gastronômicas na Espanha:
Em Madrid...
Mercado San Miguel, o melhor para tapear e ver gente bonita!
Em Toledo...
Restaurante Alfiteiros 24, preço justo, comida muito boa, ambiente de tirar o chapéu!
Em Barcelona...
Recomendo tudo! Todo mundo deveria passar por aqui uma vez na vida. Mas o restaurante 4 Gats é realmente imperdível, não só pela culinária mas também por todo o seu contexto cultural. O 4 Gats era o restaurante preferido de Picasso!