terça-feira, 6 de outubro de 2009

China, senta que la vem historia... PARTE I




Chegando na China...

Skyline noturno de Hong Kong



Hong Kong diurna


Hong Kong noturna



Misturas...




Thai o



Thai o

Fé!



Thai O

Big Budda


Oferenda grande...


TOC por limpeza...



Dim Sum


Pessoal Couch Surfing


Power Rangers tem a força!


Senta que lá vem história porque falar de China não é brincadeira! Eu simplesmente estou chocada com o impacto que a China teve sobre mim. No fundo, acho que não criei expectativas quanto à viagem por este país e isso acabou sendo fantástico... A China foi a melhor surpresa até então! Foi tão especial que eu tenho certeza de que aqui é um lugar que eu ainda vou voltar para conhecer a grande parte que não conheci desta vez.

Quando a gente passa pela China, logo percebe que este é um país de extremos, um verdadeiro universo de diferenças. Falar de China é falar de uma das civilizações mais antigas do mundo, é falar da maior população existente na terra, é falar de uma potência tecnológica, uma potência de tradições, uma potência de mão de obra. É gente que não acaba mais!

São aprox. 1,4 bilhões de habitantes, o equivalente a 7 vezes a população do Brasil e 20% da população mundial! A cada ano, mais de 100 milhões de turistas visitam a China. A princípio parece muito, mas no meio destes 1,4 bilhões de chineses, os turistas se tornam ínfimos e praticamente seres extraterrestres dentro deste universo de gente de olhos puxados.

Modéstia a parte, mas me senti uma verdadeira celebridade na China! Só aqui, por onde passei virei assunto, as pessoas paravam o que estavam fazendo para me admirar, para me apontar, parar tirar foto comigo. Teve uma família que gostou tanto de mim que passei mais de 20 minutos tirando fotos com eles. Foi preciso uma dose extra de paciência para as dezenas de clics com toda a árvore genealógica da família. Polacas definitivamente não sofrem de baixa auto-estima na China!

Mesmo viajando pelo país mais populoso do mundo, onde as chances de perigo deveriam ser proporcionalmente maiores do que em outros países, não me senti insegura em praticamente nenhum momento. As leis na China são muito rígidas e a questão da segurança é algo prioritário para o governo. Por onde se transita é preciso passar a bolsa em máquinas de raios-X, há centenas de guardas espalhados pelas ruas. Além das leis rígidas, tem um fato cultural que também influencia muito na questão da segurança: o confucionismo. Este é um sistema filosófico chinês que perdurou por mais de 6 séculos na China e ainda tem grande influência na maneira de viver dos chineses. Não se trata apenas de religião, mas de um sistema que pondera a questão da moral, política, educação e também religião. O valor ao estudo, à disciplina, à ordem e ao trabalho são pilares que o confucionismo introduziu de maneira definitiva na civilização chinesa da antiguidade até os dias atuais. Prefiro evitar entrar em detalhes sobre o confucionismo porque a chance de falar besteira é grande... mas sem dúvida isso influencia muito na forma como os chineses respeitam a todos os tipos de regras definidas.

Bom, vamos ao meu trajeto pela China... fiquei 20 dias no país, cheguei por Hong Kong, depois fui pra Guangzhou, então Shanghai, Suzhou, Beijing, Xian e novamente Hong Kong.

A chegada por Hong Kong foi estratégica, já que Hong Kong é China, mas não é. Explico: Hong Kong desfruta do estatuto de uma região administrativa especial da China, que na prática significa um só país, porém dois sistemas bem diferentes. Hong Kong tem autonomia praticamente total, tem moeda, língua, bandeira, fronteira e leis diferentes da China. Por aproximadamente 150 anos Hong Kong foi colônia britânica e isso deixou marcas definitivas na população cantonesa. Hong Kong só foi transferida novamente para China em 1997, fato muito recente que faz com que a presença da influência inglesa em praticamente tudo ainda seja bem evidente.

Hong Kong foi o meu ponto de chegada na China já que brasileiros não precisam de visto para entrar aqui. A partir de Hong Kong é possível requerer o visto de entrada para China, algo bem mais fácil de fazer por aqui do que do Brasil, em 24h estava com o visto chinês na mão!

Cheguei aqui como vim ao mundo: sozinha. Com minhas duas mochilas, desembarquei naquele aeroporto monstruosamente grande e fui procurar o ponto de ônibus que o pessoal do meu hostel sugeriu, o A33. (Pausa: Não sei se já contei aqui, mas eu tenho um pouco de trauma de taxista, tenho a impressão de que sempre vou ser passada pra trás. Sendo assim, sempre que possível evito os taxis e opto pelos sistemas de transporte locais: ônibus, trem ou metrô. Além de não ser passada pra trás, o meu orçamento agradece a priorização dos meios populares de deslocamento.) Em Hong Kong, os metrôs e ônibus são incríveis... legado da colonização britânica.
Não apenas o transporte, mas quase tudo é incrível e funciona maravilhosamente bem em Hong Kong, fato que só percebi depois que conheci a China "real". O povo é educadíssimo, super hospitaleiro e fala um inglês lindo; a cidade é extremamente limpa, parece que toda a população tem um "TOC" por limpeza; o trânsito é grande, porém organizado; a sinalização nas ruas é perfeita e de interpretação facílima para os turistas. É praticamente impossível se perder em Hong Kong, mesmo em se tratando de "Mariana mais perdida do mundo". Andei sozinha por tudo nas primeiras 48 horas desde minha chegada. Depois disso, conheci um pessoal do Couch Surfing e não me restou mais tempo solitário na China, tive companhia de gente local pelos próximos 2 dias. Com eles tive a oportunidade de conhecer lugares bem originais, como o vilarejo pesqueiro de Thai-o, sem dúvida um dos lugares mais especiais de Hong Kong. Thai o é uma vila pequena e pacata que na verdade é a origem de Hong Kong, antes da chegada dos ingleses, Thai-o era o que existia nessa região. Me parece que a vila mudou muito pouco nos últimos 200 anos, tudo acontece num ritmo lento e pescador de ser. Tá aí outro grande contraste de Hong Kong, uma tradicional vila de pescadores no meio de uma das cidades mais tecnológicas do mundo.
Com os amigos locais, também aprendi a comer dim sum, uma comida bem típica da região de Cantão que é servida em pequenos potinhos de bamboo. A maioria dos dim sums são bolinhos de carne de porco ou galinha enrolados em uma massa branca feita de arroz. Pra simplificar a percepção, algo parecido com um tipo de esfiha branca cozida, falando assim pode parecer um pouco estranho, mas não se enganem, é simplesmente divino!! Ao contrário do que muitos me alertaram sobre a culinária chinesa, esta foi outra questão que me surpreendeu positivamente por aqui.

Hong Kong é também um exagero de luz, símbolos e cores. É a única cidade que conheço que consegue ser mais clara durante a noite do que durante o dia, tamanha a quantidade de luminosos e propagandas por todos os lados. Foi a cidade em que menos vi templos, mas quando vi eles se destacavam diante do contraste que faziam no meio da selva de pedras. Ainda assim, todos os templos que visitei estavam lotados de chineses fervorosos fazendo suas preces.

Amei ter começado minha viagem por Hong Kong, foi sem dúvida um belíssimo de um aperitivo para o prato principal que foi a China. Aqui não vi as paisagens mais lindas do mundo, mas conheci pessoas fantásticas, fato que valeu muitíssimo a pena e constatou mais uma vez que O MUNDO É MUITO BÃO, SEBASTIÃO.

Em breve conto mais sobre as experiências na China "real".
É muita história para um post só.

12 comentários:

  1. Mari, tuas fotos sao otimas.
    Beijo grande.

    Bosca

    ResponderExcluir
  2. hahahahaha, dei várias risadas nesse post, Prima!
    Primeiro, adorei o clima "celebridade" e o "polacas não sofrem de baixo estima por aqui"! Mto bommm!
    Segundo o "Mariana mais perdida do mundo"! Fiquei pensando que a mesma pessoa que as vezes me dizia em Ctba: "calma prima que eu vou pelo cheiro e acabo me achando", ta solta sozinha pelo mundo!!! Ai que medo!
    E, por ultimo, estive conversando com a tia, e chegamos a conclusão que, ate o fim dessa viagem, vc ainda vai achar trocentos lugares que vai se apaixonar perdidamente! Já ouvi maravilhas da Espanha, que Londres quase fez vc ficar por la, e agora que pra China vc ainda vai voltar! hahahahahaha
    Haja viagens nessa vida!!! To contigo nas proximas, prima amada!
    Saudade sem tamanho!
    Bjoooookas

    ResponderExcluir
  3. Loirão!!!!

    China de mais!!!! Suas fotos são ótimas!!! Nunca me imaginei na China, mas depois de hoje, este é um lugar que com ctz vou pensar em ir. Muito bom viajar com vc, mesmo estando tão longe!!!
    Beijo enorme!!!!! Saudade!!!
    Rê (Preta)

    ResponderExcluir
  4. Adoreiiiiii o post, só pra variar né!!!! Vc me enche de orgulho filhota...
    Fiquei até com vontade de comer Dim Sum... hehe
    As fotos ficaram super hiper, mas a foto dos Power Rangers ficou hilária...
    Isso aí minha polaquinha "perdida", dá-lhe auto estima... mas cuidado com essa gentarada querendo tirar fotos... hehehehehe

    ResponderExcluir
  5. Sister amada!
    To com a mama e nao abro: vc nos inunda de orgulho... E A FOTO D POWER RANGERS FICOU DEMAAAAAIS! Chorei de rir!

    Perdida nao... Tenho certeza que a cada dia que passa vc fica mais "achada" nesse mundao!!!

    milhoes de beijos pra minha polaca distribuidora de autografos preferida!
    Te amo muito...

    ResponderExcluir
  6. Gataa!!! Não tinha postado ainda por aqui!!!!

    Que saudades de vc gata, to adorando ver tudo que vc anda aprontando por esse mundão .... e tambem estou mega ansiosa para saber mais da China!!! É um país qeu eu sou muito apaixonada e ler o que vc escreveu me deu mais vontade ainda de ir para lá!!!!

    Se cuida mas se joga!!!
    beeeejos

    ResponderExcluir
  7. Oi Linda,
    Praseando Confúcio:-Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro,por reflexão,que é o mais nobre;segundo,por intuição,que é o mais fácil;e terceiro,por experiência,que é o mais amargo.Nem tão amargo assim,não é mesmo?
    Vc esvreve maravilhosamente bem,lendo o seu post sobre a china fiquei imaginando vc na Ídia,estes dois paises tem muita coisa em comum inclusive a colonização pelos Ingleses,super população,educação,religião e segurança,vc aguçou a vontade que tenho de conhecer este pais.Parabens!seu blog tá muito lindo!
    Fica na Luz.LoveU!
    Tante RÔ

    ResponderExcluir
  8. Miri! que massa seus ultimos dois blogs - alias nao so estes como todos os outros. a sua forma de ver e relatar a gente fica com vontade de conhecer lugares que antes nem passavam pela cabeça - pelo menos nao viajar ate la.
    parabens querida! ja aguardamos ansiosos o proximo. beijos uly

    ResponderExcluir
  9. Oi Mari !!! =D
    Estive meio por fora das suas aventuras mundo afora, mas hoje me atualizei ! Td de bom ! Experiencias mil, fotos lindas... e muita historia pra contar !
    Se eu já tinha vontade de conhecer Londres..agora então aumentou ! Da China, conheci um pouco com os meus amigos chineses que fiz no Canadá e confesso que tb sai em muitas fotos... acho que eu era um pouco diferente deles, rsrs !
    Mari, boa sorteeee !!!
    bjos, Lê Schwartz

    ResponderExcluir
  10. vida!!!!
    foi uma alegria infinita estar do seu ladinho nesses ultimos dias...providencia divina!!!
    mais um post seu registrado com sucesso...qto orgulho q eu tenho de vc amada!!
    ta dificil seguir viagem sem voce!
    neoqeav

    ResponderExcluir
  11. Miriri!!!

    A sabedoria popular tende a julgar o sentimento de inveja como pejorativo. Exemplificando: se eu tenho inveja, eu sou rancoroso e pequeno em pensamento. Agora, realmente eu acho que esse conhecimento comum é falho. Exemplifico novamente: PQP, que inveja de você, guria! Como queria estar viajando pelo mundo também, conhecendo tantos lugares, aprendendo exponencialmente a cada dia. E o melhor ainda é que vc tem muito da viagem para realizar. Torço muito por vc, e te acompanho sempre que posso. Volta e meio fuço nesse blog, procurando mais notícias suas.

    Para concluir e me despedir com estilo, cito agora Gilberto Gil, pois ele exprime exatamente no verso abaixo o único recado passível que eu poderia te dar nesse momento:

    "Anda com fé, que a fé não costuma faiar"

    Um bjão, take care!

    ResponderExcluir
  12. Miri!!!!

    A tua viagem continua em grande!!! As fotografias o máximo e os relatos fantásticos...
    Beijinhos da portuguesa da Tanzania

    ResponderExcluir