segunda-feira, 1 de junho de 2009

Preparativos para uma volta ao mundo


Eis o primeiro post deste blog!
Há apenas uma semana do início da viagem, neste primeiro post conto um pouco sobre a decisão de fazer um sabático sozinha, os preparativos da viagem e a ansiedade que me habita neste momento.

Pra quem não me conhece, eu sou a Mariana Stock, mais conhecida como Miri (não me perguntem o porquê). Tenho 25 anos, nasci e vivi em Curitiba, sempre fui uma pessoa estudiosa e, digamos, certinha, metódica. Me formei no curso de publicidade e propaganda e trabalhei durante 4 anos na Kraft Foods. Resolvi largar toda essa vida certinha e regrada para fazer um sabático de volta ao mundo.

(Resumidamente, sabático é uma “parada” planejada nas atividades profissionais com o propósito de renovação pessoal, reorganização de propósitos e principalmente, amadurecimento.)

O objetivo deste blog é justamente registrar os principais momentos do meu sabático mundo afora.

Já faz no mínimo dois anos que estou sonhando, planejando, idealizando fazer uma viagem de volta ao mundo. Trata-se de uma decisão bem pensada, porém não deixa de ser um tanto quanto arriscada já que não tenho garantias para a minha volta. Pensando por esse lado... do que temos garantias nessa vida?

Bom, para se fazer uma viagem de volta ao mundo, eu diria que basicamente é preciso 4 grandes quesitos:
1) Grana 2) Independência 3)Tempo 4) Coragem

Pela primeira vez na vida cheguei à conclusão de que tinha os quesitos grana e independência para realizar o meu sonho, porém me faltava o tempo e coragem, os quais só dependiam de mim arranjar. Percebi também que se eu não arranjasse este tempo agora, em breve eu já não teria mais coragem para realizar essa viagem. Casamento, carreira e filhos me segurariam em terras firmes.

Algo lá no meu íntimo me dizia: você tem a vida inteira para ser responsável, aproveita esse momento para deixar a vida te levar...

Decisão tomada, bora correr atrás de tudo o que é necessário para uma viagem como esta: vistos, vacinas, mochila, passagem, seguro, roupas, informações, etc etc etc. É coisa que não acaba mais. Faltando apenas 7 dias para o meu embarque, ainda me encontro com uma lista de To Dos bem extensa.

No dia 8 de Junho, parto de mochila nas costas para a minha volta ao mundo com rumo sempre a direção leste! O primeiro destino é o continente africano onde passarei 1 mês viajando por África do Sul, Tanzânia e Egito. Depois disso, sigo rumo para a Europa onde devo passar por Itália, Croácia, Suíça, Espanha, França, Grécia, Turquia, Inglaterra e Alemanha totalizando mais dois meses de viagem. Sigo viagem para a Ásia por mais dois meses onde pretendo passar por China, Tailândia, Vietnã, Camboja, Laos, Singapura e Indonésia. Continuando a viagem no sentido leste, ainda vou para a Nova Zelândia, Canadá e por fim uma passada rápida por NYC antes de voltar para home sweet home.

Ao todo, o meu planejamento de viagem é de 7 meses passando por 21 países. Vale reforçar que isso se trata apenas de um planejamento que não tenho obrigação nenhuma de cumprir. Vou de mochila nas costas e preparada para mudar de planos sempre que necessário!

Alguns me perguntam da onde vem a coragem para viajar sozinha.... a coragem vem da fé em Deus e da certeza de que estarei acompanhada por gente querida como vocês! Venham comigo!

33 comentários:

  1. Dá-lhe primona !!

    Estamos daqui torcendo um monte por ti e sempre de olho nas news do blog !

    :*

    ResponderExcluir
  2. VAI COM DEUS MIRI!!!!!!

    Viagem dos sonhos de todos e que muito pouca gente tem essa coragem....... Parabens pela iniciativa, estarei acompanhando suas noticias e torcendo por vc!!! Um grande Bjo e uma EXCELENTE viagem

    Abduuuuuulllllllll

    ResponderExcluir
  3. Vale chorar lendo o seu primeiro post?!
    haha
    amei.... to torcendo por vc e louca pra te encher de perguntas sobre cada detalhe dessa experiencia realmente fascinante!
    Não deixe de atualizar a página em?!

    Bjaoooo e que Deus te acompanhe em cada momento!!!

    ResponderExcluir
  4. Prima Amada!

    É por algumas dessas coisas que vc escreveu nesse texto inicial e por muitas outras tantas que eu te admiro, te respeito e te amo muito! Eu sei o qto essa viagem é importante na sua vida, e vou estar, em pensamento, percorrendo esse mundão a fora junto contigo! Que Deus ande sempre ao seu lado, e que nos momentos mais dificeis, te carregue no colo!
    Jura que se cuidaaa????
    Vou MORRER de saudade!
    Bjooooooooooos Lets

    ResponderExcluir
  5. Sisteeerrrrr!!!
    Teu texto ficou demais... bem vc, a tua cara! To super orgulhosa da sua coragem e disposição de fazer uma viagem dessas... e com invejinha (da boa)de não poder ir junto. Nem preciso falar o quanto te admiro... vou sentir uma falta absurda de vc, até porque é a primeira vez nas nossas vidas que vamos ficar longe uma da outra por tanto tempo! Mas logo vou lá te encontrar e matar um pouco da saudade!
    Posta bastante pra deixar a gente por dentro... e pra familia tem que dar uma ligadinha né...hihihi
    Que Deus te acompanhe e te iumine nessa super aventura!
    Te amo muito
    ps. aha uhu, o guarda roupa é meuuuuu!!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Miri, só estou passando pra te desejar tudo de bom nessa sua Jornada. Que Deus te proteja e que você aproveite cada minuto!! E escreva bastante!! Vc vai adorar reler quando voltar e eu vou adorar ler enquanto vc viajar!! hehehe Ah...e tire muuuitas fotos!! Tire fotos das coisas mais absurdas e que não mereçam ser fotografadas!! Vc pode rir muito com elas depois de um tempo!!
    Bom acho que é isso!!
    Boa Viagem!!
    Bjos,
    Pietro !!

    ResponderExcluir
  7. Mari!

    Tem um texto que eu gosto muito que queria deixar aqui registrado pra você :

    Se chama o "tempo e o cérebro":

    Link:

    http://calidri.spaceblog.com.br/289018/O-TEMPO-E-O-CEREBRO/

    Lendo ele, te digo que o que você está fazendo é uma mudança que nunca mais terá volta, pois você vai amadurecer muito! Ver a vida com outros olhos e tenho certeza que valorizará cada momento e segundo com as pessoas que você gosta.

    Torço muito por você e quando estiver num momento down pode puxar umas energias minhas também, não tem problema não! Afinal amigos são pra essas coisas haha...

    Tá bem legal o Blog! e gostei dos 4 pontos ($, coragem, tempo e independência) colocados por você =).

    Fique com deus...

    beijos André Rachadel

    ResponderExcluir
  8. Miri!
    Vai com fé que eu tenho CERTEZA que vc vai adorar!
    E vai voltar ainda melhor do que já é!!
    Aproveite cada segundo, porque passa rápido...e registra tudo!
    Espero que lembre de mim e das dicas da Ásia...e sempre que precisar, estou aqui ein...24/7!!
    Um beijão enormeeee e toda sorte do mundo

    ResponderExcluir
  9. Da-lhe Miri (esse começo é obrigatório), os napas lhe desejam uma excelente viagem... não esqueça que a "experiência" não será o que Vc viverá, mas sim o que Vc fará com tudo aquilo que estará vivendo... aproveite de forma excelente e conte aqui com a torcida e as orações dos napas... ah, e faça uso das subsedes da NAPAS CORPORATION ao redor do mundo... bjs

    ResponderExcluir
  10. Minha amada filha
    Tá chegando a hora de sua partida e meu coração vive os mais diversos sentimentos...
    mas dentre eles, procuro me concentrar naqueles que elevam a minha fé... fé absoluta que Deus estará juntinho de você, te protegendo e iluminando seu caminho... recorra a Ele sempre que precisar.
    Esse seu corajoso e maravilhoso “tempo de mudança” tornará você uma pessoa melhor ainda.
    Não esqueça de registrar (nem que seja só na memória) as grandes lições aprendidas, e serão muitas... são elas que nos transformam e nos fazem ver o mundo com outros olhos.
    O texto MUDE do Pedro Bial (tem um link abaixo) é bem legal, vai aí um trechinho dele:
    ...
    Se você não encontrar razões para ser livre,
    invente-as.
    Seja criativo.
    E aproveite para fazer uma viagem despretensiosa,
    longa,
    se possível sem destino.
    Experimente coisas novas.
    Troque novamente.
    Mude, de novo.
    Experimente outra vez.
    Você certamente conhecerá coisas melhores
    e coisas piores do que as já conhecidas.
    Mas não é isso o que importa.
    O mais importante é a mudança, o movimento, o
    dinamismo, a energia.
    ...
    http://letras.terra.com.br/pedro-bial/954801/

    Vai minha filha querida! Realiza seu sonho! E VOLTE, linda, feliz, realizada... Lembre-se sempre que uma parte de meu coração estará juntinho ao seu... e que nós todos aqui de casa estaremos caminhando com você, dentro de seu relicário...

    Beijos
    Mamãe

    ResponderExcluir
  11. Oi Miri, não sei se vc vai se lembrar de mim, sou amiga da sua irmã (pergunta que ela te explica melhor... rs). Ela me contou da sua viagem hj, estávamos partilhando os sentimentos de irmãs "saudosas", porque a minha irmã está na Europa desde janeiro e fica até dezembro, estou doida de saudades! rs
    Mas quero te dizer que adorei seu primeiro texto e virei aqui sempre saber das novidades! Tenho certeza que essa viagem será o máximo e que você vai voltar outra pessoa (no bom sentido, claro)!
    E se vc aceita dicas, dê uma passadinha pela Áustria e Hungria... eu amei!
    Super beijo e have a nice trip!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Que legal Mari......esse frio na barriga que so vc sabe oque eh.
    Beijo grande e boa sorte em tudo...

    Bosca

    ResponderExcluir
  13. Estarei a cada dia, a cada noite pertinho de você, olhando por você, sonhando com você, rezando com você, vivendo essa experiência com você...

    Que SAUDADE que vai aperta meu coração!

    Agora, que venha esse mundão Sebastião! Dá-lhe desbravar meu amor!!

    NEOQEAV

    ResponderExcluir
  14. Miriiiii

    vai ser tudo!!!
    Vamos ficar te acompanhando e orando por vc sempre!!!
    To mega animada por vc!
    Te amooo
    Ma

    ResponderExcluir
  15. Tenho certeza que essa sua viagem será maravilhosa, e que vc viverá momentos inesquecíveis!

    Aproveite tudo que puder amiga!

    Sei que Deus estará contigo em cada momento, em cada lugar que vc passar, Ele estará te protegendo e cuidando de vc!

    Que esta seja uma fase de mudanças na sua vida, de reflexão, e que vc possa se aproximar mais e mais de Deus, afinal, em mtos momentos eu tenho certeza q vc só terá a Ele para recorrer, portanto, faça de Jesus o seu melhor amigo!!!

    Te desejo tudo de melhor amiga, mtas e mtas experiências maravilhosas!

    Tenha certeza q estarei sempre orando por vc e acompanhando cada passo q vc der!

    Não estou aí na sua despedida, mas acho melhor assim, íamos chorar mto hahaha

    TE AMO MUITO MINHA AMIGA QUERIDA!!!

    PARA SEMPREEEEE

    BEIJOS DA CHAY

    ResponderExcluir
  16. Mari!
    que Deus lhe ilumine nesta sua jornada. com toda a certeza sera um caminhar intenso em todos os sentidos.
    tenha a certeza de que estamos aqui, acompanhando-lhe em pensamentos e torcendo por voce.
    saudades sentiremos e felicidades desejamos.
    uly, oma e opa

    ResponderExcluir
  17. Mari!!!

    Vai com Deus querida!!!
    Muita luz, paz alegria e diversão nesta sua jornada. Aproveite o máximo...

    Estamos todos aguardando ansiosamente seus Posts!!!!

    Bjos, se cuida.

    Ada

    ResponderExcluir
  18. Amiga querida, chegou a hora da ida, hora da saudade, da despedida, do aprendizado e da realização de um grande e corajoso sonho.
    Curta cada momento, viva outras culturas e volte tão ou mais especial do que vc já é!
    Ficaremos aqui, torcendo e esperando por você.
    Vamos sentir saudades!
    Beijos da sua amiga amada...Lú

    ResponderExcluir
  19. Ahhh, meus pais estarão aqui torcendo muuuito por vc!
    Desejando sempre que vc seja feliz!
    Beijossss

    ResponderExcluir
  20. Mirizinha...querida!Só agora consegui postar um recado pra vc! :) Vim te desejar tudo que eu já te falei nos últimos dias, tudo de melhor pra você nessa super trip! Guarda muitas lembranças e tira fotos demás de boas pra eu ver! vou comentar todos os dias, prometo...quero que vc lembre de mim quando estiver em um país devertido! Vou sentir muito sua falta, mas to torcendo pra vc demorar mtooooooo pra voltar! aproveita mesmo! Traz uns ursinhos pra mim! ahaha adooooooro! Amo-a! Se cuida mocinha! beijos!

    ResponderExcluir
  21. Vai que é tua Miri!
    Ou melhor, vai que o mundo é teu Miri!
    Vou ficar aqui acompanhando tudo pelo blog, quero ver muitas fotos e diários de bordo...
    Se cuide e que Deus te acompanhe!
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. OI Mari!!! Guria, admiro demais a sua coragem e tenho certeza de que essa é uma das decisões mais acertadas que você podia tomar!! Lembra quando a gente tava no coffee e você me contou que ia viajar e eu achei que era mentira? Acho que só agora, vendo o seu blog, a ficha caiu mesmo! Bom, BOA SORTE, tenho certeza que vai ser muitooo bom, e coloca fotinhos e notícias aqui pra gente viajar com você! Beijos: Claudinha

    ResponderExcluir
  23. Miririiiii....vc sabe que eu queria muito muito estar aí pra dar um bração pertadim pertadim...mas infelizmente as coisas aconteceram ao mesmo tempo...

    Mas saiba que estamos todos aqui em casa em sintonia com vc...imaginando cada passo na preparação dessa fase final...cada perda de fôlego na emoção sentida...aquele friozinho na barriga...aquele aperto no coração da ansiedade do que vem por aí e também pela tristeza da saudade antecipada...

    Minha linda...já andei tendo uma "cunversinha" de pé de ouvido com seu anjo da guarda viu?!...já combinamos tudim...que ele não vai descuidar de vc nem um segundinho...que numa hora qualquer mais incerta, caso ele não dê conta, ele pode chamar o meu anjo pra dar uma mãozinha...hehehe...e que nos traga de volta a nossa Miriri pra passarmos o natal todos juntos...lá na Zaúna como combinamos tá?!...

    Que essa viagem seja plena em todos os sentidos, e que nutra seu espírito dos melhores sentimentos ao caminhar por esse mundão afora...porque VOCE MERECE QUE SEJA ASSIM...

    Um grande beijo no coração...amanhã te ligamos...vai lindona...aproveitaaaa...e se cuida...pero no mucho..hehehe

    Bjãozão...
    Tia Lucia.

    ResponderExcluir
  24. Miriiiii...(tipow intimo ja)Bom até parece q ja conheço vc... na verdade só não conheço pessoalmente.. Mais escuto muito sobre vc.. alguem que gosta muito de vc e eu gosto muito dessa pessoa ta com coração na mão aqui!!! hehehe mais enfim aproveite se divirta e se CUIDE!! hehehe(isso eh importante senão alguem vai morrer do coração aqui) BOA VIAGEM....

    BJOS RAFINHA DA JUUUUUU

    ResponderExcluir
  25. Cunha do coração! Aproveite muito cada momento! Desde já estamos com saudade, mas muito felizes por vc estar realizando mais um sonho. Admiramos e amamos muito vc. Cuide-se e fique com Deus! Bj de toda family!

    ResponderExcluir
  26. Amada Miri

    Primeiro dia da grande viagem! ufa a ansiedade já está menor né?
    Minha linda aproveite tudo, de forma intensa. e esteja grata por cada segundo dessa grande aventura, tenha a certeza que estarás protegida pelo Pai, que certamente abençoa aqueles que desbravam suas maravilhas.
    Muitas vibrações positivas e lembre de nosso amor por você.
    Nani Beto e cia

    ResponderExcluir
  27. Boa viagem Mariiii.... tudo de maravilhoso nessa aventura!!!
    Bjsss da Ju e da Karynna.

    ResponderExcluir
  28. Mariana: Parabéns por se permitir TER e APROVEITAR as oportunidades que a vida lhe dá. Isso não é pra qualquer um. Ficarei de olho no seu blog!
    Bjos, Sandra do Integral

    ResponderExcluir
  29. lóóóóóvee
    Que report manero que vc fez da Africa Vida! tá muito show!! milhões de vezes melhor ler seu blog-report do que aquele livro Volta ao Mundo ;)
    vc me enche de orgulho!!
    te amo

    ResponderExcluir
  30. Nossa Mari, acompanhar seu blog é muito bom! cada vez que recebo o aviso de post novo dá um frio na barriga que faz a gente "correr" com o mouse pra ver as novidades.
    Tô adoranto, fico emocionada várias vezes com a "enormidade" das coisas que vc vem mostrando. Obrigada por compartilhar essa experiência.
    Ah... não esqueci do que eu fiquei te devendo da Croácia e vou te mandar antes que vc chegue lá...... beijokas, KBrandão

    ResponderExcluir
  31. Miri querida!!!!
    Saudades mulher!!!
    Estamos acompanhando tudinho ok, Nossa vc consegue descrever os lugares, impressões e a história, que fico viajando junto e pensando em tudo um tempão e até esqueço de comentar.. rsrs
    Parabéns sobrinha,vc é demais...
    Continue com sua viagem ao centro de vc mesma e receba todo dia nosso amor.
    Nani e Cia

    ResponderExcluir
  32. Oi mari

    um dia vc me escreveu sobre dicas pra India, e aqui vim sentir como estas e essa empreitada? ja passou pela India? Tambem quero que me conte mais sobre essa volta ao mundo, como fez? por acaso pela Star Alliance?

    aguardo seu retorno =)

    ano q vem vou parar novamente, irei pra Portugal visitar familia, vaijar Europa e tenho familia onde nasci em Angola, pretendo passar tambem pela Africa

    depois India novamente ;-)

    quem sabe nos vemos?

    beijinhos Átma OM Kátea (uma viagem chamada India)

    ResponderExcluir
  33. Oi Miri!

    Nossa! Por acaso pesquisando sobre Mikonos cheguei ao seu blog e por incrível que pareça estou me preparando (ainda em pensamento) uma viagem como a sua para 2012, pois eu decidi fazer uma segunda faculdade e a termino ano que vem.

    Pô... gostaria muito de trocar informações com vc, é possível?

    Gostaria de começar a me planejar, mas principalmente preciso saber da prioridade 1: o capital necessário!

    Meu e-mail é afpba_blue@yahoo.com.br!

    Sucesso menina! Isso é único nas nossas vidas!
    Parabéns!

    ResponderExcluir