sexta-feira, 26 de junho de 2009

Tanzânia – Safaris, história da humanidade e masais

















A África do Sul vai ter que me perdoar, mas ela acabou sendo só um aperitivo perto do banquete que tivemos nos safáris da Tanzânia. Chegamos à Tanzânia na melhor época possível, momento em que muitos animais estão fazendo a migração para o Quênia, o que significa milhares e milhares de animais caminhando na mesma direção.

Passamos 5 dias no interior da Tanzânia passando pelos principais parques nacionais do país para fazer safari: Tarangire, Serengeti e Ngorongoro. Foram 5 dias espetaculares, de dias lindos e muitos animais. Vimos uma família de mais de 50 elefantes passando a menos de 5 metros de nosso carro, foi incrível. Um elefantinho até segurou no rabo da mãe para não se perder. Também presenciamos uma cena familiar de cinco leoas com seus respectivos filhotes sonolentos depois de mamarem, vcs tem noção do que é ver isso com os próprios olhos? Isso sem falar nos macacos, milhares de zebras, gnus, pássaros, leopardos, girafas simpáticas e muitos outros. Seria um pecado deixar de falar de uma árvore típica do Tarangire, o Baobab, uma árvore imensa que vive até 800 anos e pode ter o diâmetro de mais de 20 metros. Se eu conhecesse os Baobabs antes de viajar teria tatuado um desses nas minhas costas, eles são um espetáculo a parte da natureza. Fica tudo guardadinho na memória e em mais de 3.000 fotos.

Pra fechar a safra de safáris com chave de ouro, ainda fizemos um Baloon Safari, isso mesmo, um safári de balão durante o amanhecer, um show da vida animal! Ver tudo de outro ângulo deixa a experiência ainda mais fascinante! De brinde ainda presenciamos um nascer do sol que jamais vi igual, a foto mostra um pouquinho do que foi aquilo, sem palavras.

Numas das tardes, ainda passamos pelo sítio arqueológico chamado de garganta de Oldupai, mais conhecido como garganta de Olduvai por algum erro cometido no passado que se manteve nos registros oficiais. Me senti uma ignorante quando soube a importância deste lugar para a história da humanidade. Oldupai é o maior sítio arqueológico do mundo onde foram encontrados fósseis de todos os antecedentes do homem. Ali foram encontrados fósseis do Australopitecus, o antecedente mais antigo do homem com idade de mais de 2 milhões de anos. Em Oldupai também foram encontrados fósseis de Homo Habilis, Homo Erectus e Homo Sapiens, é o único sítio do mundo em que é possível enxergar a full picture da história da humanidade, todas as eras geológicas, todos os antepassados já existentes em um só lugar. Costuma-se dizer que Oldupai é uma janela da história por ter uma riqueza tão grande de fósseis, ossos e pegadas, não só de antepassados do homem como também de animais que já não existem mais. Uma aula de história incrível, ao vivo e a cores, direto da garganta de Oldupai, o verdadeiro berço da humanidade.

Para finalizar este post, eu ainda preciso falar um pouquinho sobre os Masais, uma das principais tribos que habitam a Tanzânia e o Quênia. Por que falar especificamente sobre os Masais se na Tanzânia habitam mais de 120 tribos? Porque os Masais têm um passado milenar de migração do rio Nilo até a região do Quênia e também porque eles ainda possuem costumes que para nós, ocidentais, soam no mínimo diferentes. Os masais são um povo alto, magro e negro, que vivem em lugares mais isolados. Jamais tem carros ou veículos automotores, no máximo uma bike velha, mas o costume deles mesmo é andar, andar e andar milhares de quilômetros a fio. Vivem em casinhas feitas de barro ou coco de vaca, não tem luz nem água encanada. Se vestem tipicamente com panos coloridos que os distinguem por cor, as mulheres que vestem azul são casadas, as que usam o vermelho são solteiras. Usam muitos colares e têm buracos enormes nas orelhas. A cultura masai é muito machista, na minha humilde opinião, é claro. Na comunidade, só as mulheres trabalham de verdade, puxam peso, a função do homem é simplesmente fazer filhos e torrar a grana que as mulheres ganham durante o dia. Além disso, os masais podem ter quantas mulheres quiserem, aliás, quantas mulheres puderem comprar. Uma mulher é sinônimo de 10 vacas, somente isso. A riqueza de um masai é contada através da quantidade de mulheres e vacas que ele tem. Será que é uma cultura machista? Quando uma mulher engravida, todos torcem que seja mulher para aumentar a riqueza do pai da família, pode?

Independente disso, é incrível perceber que em pleno século 21 ainda existem tribos que vivem como viviam a milhares de anos, mantendo a cultura e os costumes. Tivemos a oportunidade de entrar em uma comunidade masai e conviver um pouquinho com eles. Entramos dentro de uma casa minúscula onde viviam 5 pessoas, um cheiro absurdo de coco de vaca, muitas moscas, fumaça, escuridão e uma claustrofobia imensa. Ainda conhecemos a escolinha das crianças, onde elas deram um show de be-a-bá e 1-2-3 em inglês. Foi no mínimo emocionante viver essa experiência.

Em menos de um mês de viagem passei apenas por 2 países e já vivi situações inacreditáveis, surreais e acima de tudo, transformadoras. A Miri que saiu do Brasil já não é a mesma, passar por tudo isso aqui está sendo uma oportunidade única e maravilhosa. Espero que as histórias e fotos que tenho postado no meu blog transmitam um pouquinho do que é esse sabático incrível que estou vivendo.

Próxima parada: Zanzibar, a Spice Island!
Em breve, aqui.

27 comentários:

  1. Nosssaaaa Loirão!!! Desta vez eu vou deixar só um oi pra você saber que eu vi seu blog...mas não vou comentar... sem palavras....DE MAIS!!! Rê.

    ResponderExcluir
  2. Miriiii adorei as fotos!!!!!!!! Curta muitooooooooo!!! bjkas Mari Garcez

    ResponderExcluir
  3. Amada filha, super emoção ao ler este post... Que experiência maravilhosa, quanto conhecimento uma viagem proporciona. É como ler muitos livros em três dimensões, em tempo real, tornando o leitor um ser renovado através da experiência quase surreal...
    Amei as fotos, todas, desde o primeiro post onde está só vc com os livros... Linda!
    Que Deus te proteja sempre!
    Beijosssssss

    ResponderExcluir
  4. Ah!!! Mais uma coisa... Sua tatuagem já parece um Baobad contando uma linda história...
    Mais bjosssss

    ResponderExcluir
  5. Primaaa, que loucura tudo isso!!! Vcs estão indo mto além do basicozinho roteiro de turista, né? Ter conhecido essa tribo deve ter sido DEMAIS! Vc ta ampliando a sua e a nossa visão de mundo! Olha que doideira, uma sociedade extremamente maxista que torce para que nasçam mulheres!!!Surreal!
    Cuide-se prima! E continue nos atualizando mundão afora! O mundo é bao Sebastião, o mundo é teu Sebastião!!!!!!!!!!!!!!
    Bjokas

    ResponderExcluir
  6. Mari que delícia! Nem imagino o que devem ser esses felinos ao vivo. O que mais me deixou curiosa foi a experiencia do balão. Continue animada postando novidades semanais! Nós todos por aqui tbm estamos.


    Beijos

    Fe

    ResponderExcluir
  7. Miri, muito lindo muito muito! ehehe As pessoas ficam de buena com vc entrando na casa delas? eu ficaria de face! ehehe certeza que vc teve que negociar umas mulheres com os men de lá!:P ai, que horror! eheh Mas gostei muito de toda essa historia que vc contou..mas que esses homens são folgados, eles são..ai..aqui..everywhere! Amo-te lindona..e a vida na Kraftfóds tá boa, daquele jeito, caso queira saber dessas infos! :P beijooones!

    ResponderExcluir
  8. Ah, e tiro o negócio do pescoço do menino, coitado!:P

    ResponderExcluir
  9. Queridona,
    Que demais as suas histórias! E olha que está só no começo né... Muita água ainda vai passar por baixo da ponte heheh E nós estamos aqui viajando com vc ; )
    Saudades!!!!!
    Bjossss

    ResponderExcluir
  10. Love!

    Curti demais sua foto de back... sua árvore da Vida vai ficar gigaaaante com tantas experiências que vc tá vivendo nesse mundão!!

    E essa foto do Rei da Savana que vc tirou (dedicada hãã!!) ele tava fazendo pose pra vc! que picture!! Realmente majestoso, que nem o seu está aqui morrendo de saudade! :)

    Agora dá-lhe Egito, dá-lhe Nilo Vidica!
    Deus acompanhe vcs!

    te amo infinito!

    ResponderExcluir
  11. Hummm...me sentí tão importante ao ver a primeira foto...sabe porque???...eu tava lá com vc..vendo tudo...onde???...no meu respectivo galhinho da sua tatuagem....hehehe..

    Amei todas as fotos...a onça dormindo na árvore...o leão bocejando...o bê a bá das crianças..o colorido das roupas..mas o melhor mesmo deve ter sido esse nascer do sol magnífico...único..

    Sim...vc tá conseguindo transmitir tudo através das fotos e dos textos...continue postando...que nós continuamos aqui a vibrar com vc..

    Um beijão muito grande pra vc e pra Uly...
    Saudades...

    ResponderExcluir
  12. Miri, fiquei emocionada vendo suas fotos...lendo seus textos, tudo lindo demais!!!!!

    Curta muito!!!!

    Beijos Carol!!!

    ResponderExcluir
  13. MAS E O KILIMANJARO!?!?

    Vamos combinar o seguinte, a cada continente você tira uma foto da sua respectiva maior montanha e dedica pra esse seu amigo fã de alpinismo, ok? Se não conseguir nessa viagem já fica como desafio pra próxima! hehe

    Sua meta - Os 7 Cumes:

    ÁFRICA (Tanzânia!) - Kilimanjaro (já era...)
    ÁSIA (Nepal/Tibete) - Everest (se vira pra chegar lá, hehe)
    EUROPA (Russia) - Elbrus
    ANTÁRTIDA - Maciço Vinson (hein, não vai pra Antártida?!?)
    OCEANIA (Indonésia-Nova Guiné)- Cartensz
    AMÉRICA DO SUL (Argentina) - Aconcágua
    AMÉRICA DO NORTE (Alasca) - McKinley

    Pedidos à parte, seu blog está um espetáculo. Divulguei pra vários amigos apaixonados por natureza e viagens! Divulgue os Cacofônicos por aí também! hahaha. Falando sério.

    ;-)

    Keep Walking!

    ResponderExcluir
  14. amiggaaaaa!
    que post lindo! fotos cada vez mais maravilhosas!

    comentario que a mari fez "aquelas fotos do blog da miri, são delas mesmo?"
    e eu "sim! lindas ne?"
    e ela "nossa, poderiam ser capa de qualquer revistas dessa de vida animal'

    hear hear!

    você está arrasando!!
    continua que tá bão de ler, sebastião!

    amo muito!

    ResponderExcluir
  15. Nossa Miri que post e fotos sensacionais!!! você está de parabéns!!!

    Um abração!!!

    Arnaud

    ResponderExcluir
  16. Miri
    to amando acompanhar sua aventura por este mundão....As fotos estão lindas, parecem de revista.
    Viva intensamente cada momento!!
    bjks da "mae postiça"
    Chris Cesar

    ResponderExcluir
  17. Miriiiiiii,
    Q delícia ler seu post...só aventura, experiências novas, aprendizado e só pelas suas palavras dá pra perceber que vc está muito feliz!!!
    Vontade de estar aí com vc!!hhehehe
    Muita diversão e sorte na próxima parada!!
    Bjão da Tathi Cenovicz

    ResponderExcluir
  18. noooossa, very nice!! deve ta bom demais né... aproveite a viagem.. bjo!

    ResponderExcluir
  19. Sisterecaaaaaa!!! Iraaaaadoooo a Lionet bocejandoooooo!!! Amei de montão!! O nome da técnica pra fazer essas casinhas com bamboo e argila (ou no caso esterco...hihi) é "taipa-de-mão"... só pra vc saber tchuca da minha vida... até pq... sou a porra loka da familia mas tbm sou cultura ora bolas!!rsssss!!!
    Te amoooooo.... ja comecei a contage regressiva pra te encontrar...yupiiiiiii!!!

    ResponderExcluir
  20. contagem... que m****... a gente só vê os errinhos depois... tá mãe... vou ser mais cuidadosa!!!rssssss

    ResponderExcluir
  21. y donde estamos nosotros en este blog??? que no todo son paisajes y animales, jajaja.
    un beso guapisima, el viaje no ha hecho mas que empezar, nosotros creemos que sera dificil superarlo, y mas si te privamos de nuestra compañia.
    disfruta todos los dias de tu viaje.
    nos vemos.

    ResponderExcluir
  22. Ideia sensacionalllll!!!! Fiquei impressionado com a riqueza deste blog parabéns e ótima viagem!!!!

    ResponderExcluir
  23. Amigaaaaa
    que máximo!!! Amei esse post, da pra gente viajar um pouquinho com você!!!!
    Fica com Deus!
    Te amoo!

    ResponderExcluir
  24. marilusis,

    to acompanhando tudo por aqui viu!!
    nao comentei ainda porque to corrido, mas vou acompanhar ate o fim!
    adoreiiiii as fotos, curet tudo porque depois vai ter que contar ao vivo em detalhes..
    bjoooooo
    neto

    ResponderExcluir
  25. Miriiii!
    Dá licença !
    Fotos de tirar o fôlego! Só imagino como vc deve estar sentindo cada dia dessa experiência.
    Obrigada por compartilhar suas impressões e nos dar aulas de geografia, história, humanidades e mostrar que o mundo real é Deslumbrante.
    te amamos
    Nani e cia

    ResponderExcluir
  26. Dalhe Miri!!
    Seu blog tá irado, Vc eh muito chique. Não sei se o baobab "rang the bell" pra Vc... é a árvore que ficava tentando crescer no mundinho do Pequeno Príncipe e que, se ele não arrancasse, ocuparia o mundo todo... agora entendo o porquê, são imensos...
    Bjs delta
    P.S. to cuidando do jujujujuju mas a Fer quer que Vc volte logo hahahahaha

    ResponderExcluir
  27. Adorei a hitoria, é muito boa. Tirou fotos incríveis, eu nunca vi fotos melhores!Adorei, é legal de mais.
    Colégio Integral, Geremias e Matheus 5 ano A.

    ResponderExcluir