quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Grécia no good mood


No good mood de Atenas



Partenon - Templo da Deusa Atenas



Mikonos


Festa na praia em Mikonos

Santorini




Santorini




Santorini





Santorini



Santorini


Mikonos



Crisis Prices?




Chegou a hora de falar da Grécia, mas antes disso não poderia deixar de abordar os comentários a respeito do meu último post sobre a Itália.

Acho que fui literal demais em minha percepção sobre a Capela Sistina e acabei inflamando algumas almas italianas por aí. Bom minha gente, como minha sábia mãe pontuou, não tenho dúvidas de que a história não é uma verdade absoluta, mas sim uma série de discursos documentados ao longo dos anos. A percepção que cada um tem de uma obra está diretamente ligada ao seu repertório de vida e sem dúvida pela circunstância em que a obra é admirada. Estou certa de que a Capela Sistina tem sim um valor histórico incalculável, levando em conta época, criador e criação. Talvez minha crítica esteja muito mais ligada à forma como a Capela é apresentada atualmente ao turismo comercial e massivo que cobra 14 euros para uma passagem rápida e superficial por ela. Chego a pensar que seria melhor desfrutar da Capela Sistina em um livro, com a possibilidade de apreciar detalhes com um pouco de silêncio, do que ser obrigado a ficar espremido na capela, ouvindo os microfones da segurança pedindo que os turistas se calem ou saiam da capela porque esgotou o tempo. Será que a forma como a OBRA de Michelangelo está sendo exposta atualmente realmente permite o desfrute que ela merece? Fica aí a questão.

Bom, de qualquer forma, também queria deixar muito claro que fiquei feliz da vida com TODAS as colocações feitas no post anterior. Quando a gente fala alguma coisa para o mundo, temos que falar bem alto para ouvir os ecos e as reverberações. Minha principal missão nesse sabático (e também na vida) é aprender o máximo possível... sejam bem vindos todos aqueles que tem algo a agregar, a parabenizar e também a criticar! E viva a diversidade.

Partimos para a Grécia, portanto!

A viagem pelo país grego ficou marcada pelo bom humor que reinou na família. Não sei por que, mas o país realmente é relaxing, passa uma energia boa que deixou a gente numa harmonia gostosa, viajar assim é simplesmente a melhor coisa do mundo, É BÃO SEBASTIÃO!

A primeira parada na Grécia foi obviamente a capital Atenas, uma cidade enorme, de aprox. 5 milhões de habitantes. Ficamos lá uns dias onde tivemos oportunidade de conhecer a parte histórica e a parte moderna da capital. Atenas é mais um prato cheio para os apreciadores de história, o berço da filosofia e da política. Tem como uma cidade desta não ser interessante? Depois de passar por dois outros berços da história da humanidade – Egito e Roma – fica cada vez mais difícil interpretar todas as versões da história sem a ajuda de livros e um pouco mais de pesquisa sobre os diversos discursos apresentados. Isso vai ter que ficar para a minha volta pro Brasil, já que minha visita pelos lugares tem sido muito rápida.

Fizemos uma visita pela Acrópolis de Atenas onde se encontra o milenar Partenon, uma obra construída para a deusa grega Atenas, conhecido como um dos maiores monumentos culturais do mundo. Interpretações a respeito das diversas reconstruções desta obra não faltam... o Partenon passou pelas mãos de bizantinos, turcos, italianos, cada qual com sua contribuição para construção ou destruição da obra. Ainda nas proximidades da Acrópolis conhecemos a Ágora, local de extrema importância para a configuração da democracia ateniense, por onde passaram filósofos importantes como Platão, Sócrates e Aristóteles.

De Atenas partimos para Mikonos, uma das ilhas mais famosas da Grécia. Mikonos é um agito só, motocas pra lá e pra cá, subidas e descidas, e gente... muuuita gente bonita. Esta ilha é famosa por ser um destino apreciado pela comunidade gay. Realmente, tem muitos gays mesmo, o que torna a ilha ainda mais divertida e animada. Fomos em uma festa gay na praia Paradise que foi a coisa mais divertida na Grécia. Também fomos a bares, baladas e outros agitos mais que fazem da ilha uma boemia enorme. Quem procura um pouco de descanso e silêncio, Mikonos definitivamente não é o destino ideal, aí eu sugiro a deliciosa Santorini.

Foi em Santorini que encontramos aquela Grécia linda que vemos em filmes e novelas. Na praia de Oia, se encontra o pôr do sol mais disputado da Grécia e também a paisagem mais típica e bonita que vimos até então. Ficamos maravilhados com as casinhas brancas, as capelas de telhado azul, o mar mediterrâneo que esbanja vida e azul exuberante.

A Grécia foi um destino que mesclou o relax, com cultura, agito e paisagens maravilhosas. Só tem um porém: viagens que mesclam tantas características positivas acabam tendo um alto custo. Mesmo em época de “Crisis Prices”, o preço de uma viagem pelas ilhas gregas ainda fica bem acima de outros países europeus. Mas vale a pena, eu recomendo!

9 comentários:

  1. Ooooo prima que me dá orgulho! Não esperaria outra resposta sua aos comentarios do ultimo post a não ser essa...A Miri é assim: fala, ouve, pensa, repensa, entende, aprende, vai, volta, e acima de tudo RESPEITA!
    Respeito, talvez a palavra-chave do mundo atual, esse mesmo que vc esta percorrendo e nos contando tão brilhantemente aqui! Portanto, se aqui cabe mais uma das muitas opiniões já dadas, verdades absolutas não existem, pessoas diferentes têm (graças a Deus) percepções diferentes e corajosos são aqueles que se permitem ir contra o senso comum expondo suas ideias!
    Vai com tudo que, por essas e por outras, o MUNDO É BAUM, SEBASTIÃO!
    Te amo e admiro mais a cada dia prima!
    Bjos
    Lets

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh, já ia me esquecendo... A Grécia e toda sua diversidade deve mesmo ser encantadora, mas o que mais me encantou nesse post foi essa primeira foto, dessa família linda, que eu tanto amo, com esses sorrisos enormes estampados na cara!!!

    ResponderExcluir
  3. Endosso em gênero, número e grau as palavras de minha fihota...por isso admiro cada vez vocês duas..
    Saudadonas enoooormes....
    Bjokas...
    Tia Lucia

    ResponderExcluir
  4. My angel sobre a questao Capela Sistina, como vc sabe eu pintei por algum tempo e sou fascinada por assuntos relacionados a arte e sei o quanto e importante para algumas pessoas ter um tempo com tranquilidade pra apreciar uma obra, ainda mais uma obra como a Capela Sistina. Ja visitei e entendo muito bem o ponto que vc quer colocar, realmente e muito triste criar uma expectativa de ver uma obra como esta, chegar no local e nao poder analisar e apreciar com um pouco mais de tempo e tranquilidade uma obra tao grandiosa! Concordo em numero, genero e grau! =)

    Sobre a Grecia, as fotos estao maravilhosas e as vezes amiga como vimos em St. Tropez, coisas boas assim acabam saindo mais caras hahaha!

    to mto orgulhosa de vc minha linda! Te amo e aproveite mto! Beijao Cami

    ResponderExcluir
  5. Um detalhe interessante da Grécia foi o fato dos próprios donos dos restaurantes ficarem do lado de fora oferecendo os pratos especiais do dia. Aliás, na Grécia comemos muito bem, saladas deliciosas, pratos feitos com temperinhos frescos... uma delícia!!!
    Num dos restaurantes em que estivemos com música ao vivo, os músicos, ao perceberem que falávamos português, começaram a tocar e cantar "Mulher Rendeira", foi muito especial...
    Santorini é de fato a visão do paraíso, linda linda, prá lá eu volto um dia...
    Leeeeets, obrigada pela declaração de amor...
    Filhota, mandou muito bem no post...
    Bjosssssssss

    ResponderExcluir
  6. eiiiiiii familia linda... aproveitem a viagem ai... saudades de todos... beijos Carol Zancanaro..ah e sairam lindos na foto hehe

    ResponderExcluir
  7. Miri!!!

    Sua volta ao Mundo devia virar um quadro do Fantástico!!!

    Congrats, lindo lindo lindo tudo que fotografas e escreve!!

    Saudades moça, fica com Deus

    Bjinhus Bilu

    ResponderExcluir
  8. adorei seu texto e você tem alma de escritora e a primeira vez que eu entro e já me encantei

    ResponderExcluir
  9. Amamos as fotos
    Gostamos do texto
    Foi muito bem feito.
    :-) :-)


    ResponderExcluir