quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Itália, aqui a gente se sente em casa!
















Demorou mas chegou... hora de falar de Itália e de italianos, de gente animada, gente bonita, de bagunça no trânsito, de um país lindo que tem muita coisa boa para mostrar! Aqui, brasileiro se sente literalmente em casa. Não importa se você fala inglês, italiano ou português, é possível se comunicar com qualquer pessoa sem problemas, nem caras feias.


Eu já tinha passado pela Itália há alguns dias atrás durante minha estadia na casa da Camila em Milão, mas retornei ao país com minha família para fazer um desbravamento mais profundo da Itália.... ficamos aqui uma semana. Começamos a nossa rota por Roma, de lá partimos de avião para Veneza, de Veneza pegamos um trem até Florença e em Florença alugamos um carro e fomos descendo pela linda região da Toscana passando por Siena, Civita di Banoregio, Orvietto até chegar em Roma novamente. Um roteiro lindo que recomendo a todos que forem à Itália.


Vamos por partes...


Roma foi inteiramente desbravada a pé! Conhecemos toda a cidade velha, o Coliseu, o Panteon, a Piazza Navona, Fontana di Trevi e o Vaticano, tudo com Oscar... “os carcanhar” (hehe), haja disposição para tanta andança!


Depois de passar pelo Egito e ouvir a versão deles sobre a história, chegou a hora de ouvir a versão dos romanos. A verdade é que cada povo puxa a sardinha para o seu lado, destacando fatos mais convenientes e omitindo outros que não sejam lá tão interessantes para a integridade histórica do país. O que me parece é que os romanos realmente foram um povo briguento e bastante forte já que sabiam fazer grandes alianças! Fiquei bem impressionada com a grandiosidade e estrutura do Coliseu, o estádio mais antigo do mundo. Não há dúvida de que os estádios atuais tiveram sua arquitetura inspirada no Coliseu. Há quem diga que não foi só a arquitetura dos estádios que se manteve parecida... desde aqueles tempos os melhores gladiadores, comparados aos jogadores de futebol atuais, eram celebridades nacionais. Ironicamente, também naquele tempo as raras possibilidades de uma pessoa pobre se tornar rica era entrando para a vida de gladiador.


O estado do Vaticano foi um espetáculo e uma decepção ao mesmo tempo. Fiquei deslumbrada com a praça e Basílica de São Pedro, a grandiosidade e imponência desta basílica que está entre as 5 maiores do mundo. A parte da decepção ficou por conta da Capela Sistina... primeiro de tudo que a Capela Sistina está dentro de um museu. Na verdade é muita generosidade dizer que aquilo é um museu, mais parece um corredor em forma de labirinto. Zilhões de pessoas andando juntas, é impossível parar já que não existem pessoas, mas sim uma única massa humana que se move de uma só vez. Parar para ver as obras que estão expostas nas paredes do museu é piada. Depois de uma hora andando como uma sardinha enlatada a gente chega na sala Sistina, isso, sala porque pra mim aquilo não é Capela de jeito nenhum. Entrei imaginando que veria aquela obra de Michelangelo – A criação de Adão – (a obra dos dedos que se tocam) enorme no teto... nada disso. Para achar esta obra é preciso prestar bastante atenção para encontrá-la. Esta foto que vocês estão vendo eu tive que usar o maior zoom da minha máquina para chegar neste close. A Sistina realmente decepcionou.


Bom, a parte melhor a gente deixa para o final: Veneza foi a minha paixão na Itália, sem dúvida umas das cidades mais especiais que passei na Europa. Não há nada igual e nem parecido. Veneza é única, é um encanto só. Basta chegar à cidade para entender porque Veneza é tão famosa. Aqui não há carros para poluir a paisagem, apenas barcos que trafegam para lá e para cá nos canais que se infiltram por toda a cidade. Barcos cargueiros, se misturam com taxis fluviais, canoas e charmosas gôndolas que levam os casais apaixonados ao som de cantigas italianas. Nas ruazinhas, muitos comércios, principalmente de máscaras venezianas e cristal de Murano. Até o comércio contribui a cidade ter toda essa aura mágica. Imperdível em Veneza é conhecer a praça e basílica de San Marco. É possível ficar horas sentada no chão admirando a paisagem e não se cansar. A beleza de tudo é tão grande que amortece qualquer dor muscular.


A região da Toscana foi outro grande fascínio na Itália, ainda mais depois de ter visto e me apaixonado pelo filme Sob o Sol de Toscana. Passear de carro por aquelas estradas, margeadas por plantações de girassol e rolos de feno é um deleite, as horas do dia passam rápido como num sonho bom. Pousamos em Siena e Orvieto, duas cidades medievais lindinhas e inusitadas. Fomos presenteados com dois dias lindos de céu azul e finais de tardes maravilhosos. O pôr do sol em Toscana é tão lindo que compete com o pôr do sol africano.


O roteiro pela Itália foi tão bom que acabou passando rápido demais. Em cada cidade que parávamos chegávamos à conclusão de que deveríamos ficar pelo menos mais uma noite, para ir um pouco mais além do que a visita trivial. Não restam dúvidas, ao ir à Itália reserve mais do que uma semana para conhecer todos os encantos que ela tem a oferecer.


Partimos para a Grécia já com saudades da Mama Itália.

23 comentários:

  1. Miri!!

    Se for a Lucca, procure a história dos Micchi hehehe! Meu avó é de lá e veio ao Brasil fugido da guerra! Saudades e achei muito chique ter recebido um post seu Internacional no meu niver!!
    Beijosssss e saudades
    obs: comprei um pote de amendoas... hehe!!!

    ResponderExcluir
  2. Loirão....saudadesssss....você e a Ju estão lindas na foto...lugar fantastico.

    Muitos Bjos pra você e toda familia Stock!!

    Rê (Preta)

    ResponderExcluir
  3. Primaaa!
    Vc me deixou morta de vontade de conhecer Veneza!
    Como sempre, lindo post cheio de curiosidades e boas histórias!
    Saudade prima amada!
    Bjooos

    ResponderExcluir
  4. Miri, me sinto lendo um livro a cada novo post seu. Cada post um novo capítulo. Adoro as fotos e os comentários!!!

    Mto bom poder te acompanhar por aqui!!

    Bjinhos,

    ResponderExcluir
  5. QUE POST MAIS LINDO!!Fotos maravilhosas Mari!!Amei a foto das irmãs!!Lindas!!Muito bom ler seu blog...entro todo dia!!
    To loca pra ver o post da Grécia =)
    Muitos beijos pra vc e Juzinha!!
    Juizo ai em Londres meninas hihi... que delicia!!
    Bjão!!

    ResponderExcluir
  6. Miriiii,td muito lindo,,,mas vcs duas são de beleza muito maior,muitas saudades vcs lindinhas!
    Estamos chegando Em Paris dia 02/09 e vou me lembrar do seu post sobre a França kkkkkk
    Take Care!
    Tante RÔ

    ResponderExcluir
  7. Querida, vou me inspirar no seu post para minhas férias... Estou indo pra Itália no feriado de 7 setembro com os homens da minha vida e certamente incluirei a Toscana no roteiro... beijos mil, saudades!!!

    ResponderExcluir
  8. My angel, adorei o novo post! Viajo com vc cada vez que eu leio! Mas o lugar mais legal da italia foi milao ne! hahaha
    Vc sera sempre bem vinda!
    Te amo! A grecia vai ser demais! beijao e saudades! Camis

    ResponderExcluir
  9. Ai que delícia de viagem!!!!
    Com a família é melhor ainda né?!
    Continue aproveitando tudo...que a gente aproveita um puquinho aqui com vc!
    Não vejo a hora de ler o post de Londres...agiliza ai amiga hahahahah!!
    beijãoo

    ResponderExcluir
  10. Estou curtindo demais seu blog e seu modo pessoal, intimo e particular de contar o mundo. Mas voce me permite uma correçaozinha de nada? Coisa de "italo-brasileira" que ama a cultura da Italia, pra onde me mudei ha varios anos. :) Fica chateada, nao, tà... mas comparar os gladiadores com jogadores de futebol é pra là de impreciso. Nenhum gladiador "escolhia" esta "profissao". Os gladiadores eram escravos, cuja unica "sorte" era ter uma prestaçao fisica fora do comum, o que garantia um lugar nas arenas do colisseo. Mas nao era nem por sorte nem perspectiva de ficarem ricos. A unica coisa que um Gladiador podia aspirar era à liberdade, isso se conseguisse escapar do destino cruel de acabar na boca de um leao. Quanto à Capela Sistina, è uma Capela, nao catedral, nem basilcia. E se vove foi ao Museu do louvre e viu a Madonna, entao deve ter ficado "decepcionada" tambèm.
    Fica chateada, nao. Mas eu tinha que puntualizar essa observaçao sb a Italia, ok? :)
    Tudo de bom na sua viagem!
    Bia

    ResponderExcluir
  11. Amiga, que saudades! As fotos continuam lindas! Tudo de bom a Itália ; )
    Bjos pra todos aí!

    ResponderExcluir
  12. Amada da minha vida!

    Mais um post bem manero Vida!! Com fotos de capa de revista!!
    A parte boa do meu dia é quando eu entro na internet pra ficar atualizado nos seus posts...e melhor ainda qdo agente se fala!
    Veneza, nos aguarde!
    To sempre junto....eu e você...
    te amo infinito
    Vida,

    ResponderExcluir
  13. De fato a Itália foi muito legal, um colírio para os olhos... não fosse uma pequena decepção com a culinária, eu diria nota 10. Roma, Veneza, Firenze, Orvieto... apesar do transito complicado, um show de paisagens e arquitetura!
    Quanto à história, os discursos são pra lá de tendenciosos... Ouvir num curto espaço de tempo, a versão de romanos, gregos e turcos sobre invasões e dominações, trouxe para nós muitos momentos de reflexões e discussões.
    Por falar em história, acho que a comparação entre gladiadores e jogadores procede. De fato todos são escravos: da glória, do dinheiro, do medo... medo de perder a glória e o dinheiro, e voltar à triste realidade... serem engolidos pelo “leões”.
    Felizes somos nós, pobres mortais, que podemos usar o direito da livre expressão para dizer o que pensamos ou o que sentimos... E viva a Itália! Dá-lhe Miri!!!!
    Bjossss

    ResponderExcluir
  14. Viva a liberdade de expressao, sim! E lembremos que essa tao aclamada liberdade (inclusive de expressao) è possivel somente onde a escravidao nao existe. Se quisermos falar de analogias e comparaçoes "poeticas", entao, tudo vale, atè comparar futebol com gladiadores. Entretanto, metafaroras à parte, nao dà pra ignorar as consideraçoes historicas. Em um pais jovem como o Brasil, com historia tao breve (e breve nao significa sem importancia, so pra ser claro), geralmente quando se raciocina em termos de historia, corre-se o risco de apelar para comparaçoes superficiais e sentidos figurativos. Se viagem serve pra uma coisa é justamente isto: ir alèm das metaforas e lugares comuns.
    Buon viaggio!
    Carlo del Bono

    ResponderExcluir
  15. Oi Miri
    Da proxima vez que voce visitar o Vaticano, eu e minha familia teremos o maior prazer em lhe acompanhar à Capela Sistina. Certamente voce a verà com outros olhos. Todo mundo deveria poder parar e dedicar tempo para apreciar a Cappela que é um dos maiores tesouros artisticos da humanidade ( o Louvre è enorme, mas a sala onde està a tao famosa Mona Lisa – que, por sinal mede pouco mais que meio metro- é sempre tao cheia que voce se sentiria uma sardinha dentro da lata do mesmo jeito). Gosto se discute, claro, e è pessoal, mas diminuir o valor historico-artistico da Cappella è inadmissivel. Uma decepçao està relacionada à misura de valor que voce aplica e à chave de leitura que usa para interpretar uma obra. Minha esposa è brasileira tambèm e sua reaçao è bastante compreensivel. parecida com a dela. E’ necessario redimensionar a escala de valores. Se tamanho fosse documento, como dizem no Brasil, o Cristo Redentor teria mais valor artistico que Mona Lisa, o World Trade Center seria considerado maior obra que a Torre Eiffel. A Criaçao de Adamo que voce achou dificil identificar, na verdade, nao è A OBRA de Michelangelo. A Cappella TODA è sua obra e conta, por imagens, a historia da humanidade, da criaçao do mundo, de Eva e Adamo atè a arca de Noè. Se voce imaginar que tudo foi feito por um so homem, praticamente no mesmo periodo em que os portugueses, apenas desembarcados, baratavam com os indios nativos na costa do Brasil, è impressionante! Tudo muda de perspectiva, nao è?
    Tespero que seus leitores apreciem essa nova chave de leitura. Faça uma boa viagem! Minha filha està seguindo seu blog e espero que ela se motive a uma experiencia rica e corajosa como a sua!
    F. Fernando

    ResponderExcluir
  16. Olá Mariana...
    Gostariamos de parabenizá-la por seu blog, textos interessantes e fotos maravilhosas. Mas o que mais chama a atenção é de fato sua coragem, não só em fazer um sabático, mas também da transparência em suas colocações. Tomara que a juventude se interesse cada vez mais em vivências que resultem em cultura. Boa viagem!!!

    ResponderExcluir
  17. Putz Mari, tbm tive um experiência ruim qdo visitei o Vaticano. Até chegar à Capela Sistina éramos uma massa humana hiper compacta que não tinha guia que desse conta. Além disso, tinha uns camaradas gritando: andem andem, não parem. Isso influencia mesmo na maneira como a gente percebe as coisas.
    Continua firme garota.

    ResponderExcluir
  18. Viajar é sempre uma experiência maravilhosa, particular e muito, mas muito pessoal.
    Quando viajo estabeleço relações, faço conexões, acho bonito ou feio, gosto ou não, levanto questões... Vou do presente para o passado e de volta... já no futuro, me revelo outra pessoa, imersa em informações e sensações. Quantas sensações para mim relevantes, para outros não...
    Contando nossa experiência com os diferentes relatos dos romanos, gregos e turcos a um amigo, professor de história, ele me disse que a historiografia nada mais é do que uma coleção de discursos fundamentados... mas, sem verdades absolutas.
    Quando viajo me permito estabelecer as minhas considerações, com minhas metáforas e minha poesia... sem desconsiderar, é claro, os discursos alheios.
    Como parte de minhas considerações poéticas, posso dizer que, quase sempre gosto muito de tudo o que vejo em minhas viagens, mas... paisagens, pessoas afetuosas e comidinha boa como no nosso Brasil é difícil encontrar...
    Mari, estamos aguardando ansiosos o post da Grécia.
    Saudade...

    ResponderExcluir
  19. Ah! Mais uma coisa que ainda não tinha dito. Todas as fotos estão ótimas, difícil eleger uma, mas a tua com a Juliana, no único dia de chuva em Firenze, está linda!!!
    Bjinhossss

    ResponderExcluir
  20. Miri querida
    não podia deixar de fazer um comentário a respeito da Capela Sistina. Talvez por ser o local que eu mais tinha vontade de conhecer na Itália, tinha medo de me decepcionar. Tivemos um pouco mais de sorte que você, pois, apesar de muita gente visitando,não era essa massa humana a que você se referiu. A frustração ficou por conta da visita obrigatória a todas as alas do Museu para chegar até a Capela. Não que eu não tenha gostado das obras e alas do Vaticano, mas não sabia deste caminho tão longo....
    A Dani e eu pudemos ficar por quase 1 hora admirando a belíssima obra de Michelangelo, tentando captar cada detalhe, que eu ja tinha estudado em livros,visto em filmes,em e-mails.
    Me senti realmente emocionada por poder ver de perto esta obra tão linda.Achei a capela um pouco pequena, meio escondida no meio de tantas construções do Vaticano, e principalmente diante da grandiosidade da Basílica de Sao Pedro, mas não me decepcionei não. Minha decepção foi realmente com a Mona Lisa......Mas achei legal você expressar sua opnião causando essa discussão. É para isso que servem as viagens, para aprender, vivenciar diferentes lugares, pessoas, culturas. E o velho chavão: "o que seria do verde se todos gostassem do azul????"
    A Dani chegou animadíssima do mochilão com muita aventura e histórias na bagagem.
    Estou adorando acompanhar seu blog....não desanime,continue postando tudo a respeito dessa viagem maravilhosa!!
    beijão

    Chris

    ResponderExcluir
  21. Miriiiiiiii.... definitivamente a Italia 'e apaixonante, ainda mais para nos que crescemos rodeadas de sobrenomes pra la de italianos, e sotaques, habitos e comidas que nos remetem a esse pais maravilhoso... afinal, 'e inevitavel ser brasileira e nao se sentir um poquinho europeia, com essa quantidade incontavel de imigracao que tivemos... meus nonos, por exemplo, eram todos italianissimos!
    Com relacao a capela sistina, eu fui com 15 anos, e naquele entao ja tive a mesma percepcao que vc.. inclusive vi muitos rostos decepcionados ao ouvir eu contar que de tudo, tinha sido oq eu menos gostei... o vaticano eh um deleite, seus jardins, suas obras... mas nao sei se por ser a capela a ultima atracao, a obra guardada para o gran finale, ou se eh pq vimos incansavelmente suas imagens em livros, mas realmente me desapontou... eh inegavel que michelangelo foi um grande mestre... nao quero tirar o merito dele... mas nao foi isso oq mais me tocou diante de tudo que podemos ver e apreciar.... bom, sinta-se apoiada e compreendida...
    beijos mil
    Za

    ResponderExcluir
  22. Meu deus!!!!!!!!!!!! LindOOOOna, que orgulho de vc!!! Sensacional suas fotos, sensacional seus textos!!
    saudades imensas!

    continua que to sempre te vendo daqui...

    ResponderExcluir