quinta-feira, 2 de julho de 2009

Zanzibar, ilha de mistérios...















Eu não sou nenhum Zeca Camargo, mas também acabei vindo parar num patrimônio histórico da UNESCO onde Zeca passou na sua última viagem de volta ao mundo: Zanzibar, aqui estou eu!

Hora de deixar os bichinhos pra trás e falar de gente, de história, de passado!

A história de Zanzibar é mais do que interessante, por isso ela se tornou um patrimônio histórico. Há alguns anos, Zanzibar não fazia parte da Tanzânia, era uma colônia dos árabes enquanto a Tanzânia, antes chamada de Tanganika, era colônia dos ingleses. Só depois da independência em 1961 que as duas colônias se juntaram dando origem ao país Tanzânia (Tanganika + Zanzibar = Tanzânia). Ainda assim, atualmente a parte continental da Tanzânia ainda tem presidente e parlamento próprio enquanto Zanzibar também tem o seu próprio presidente. Difícil de entender, mas é isso mesmo, um só país com dois presidentes, dois parlamentos e duas bandeiras.

Zanzibar é conhecida pelo mundo como a jóia do oceano Índico que tem uma romântica e colorida história de colonizadores e exploradores, de riquezas e tragédias. Zanzibar atraiu muitos povos pelo seu solo fértil e tráfico negreiro. Por aqui passaram sumérios, assírios, chineses, malásios, e também, africanos, árabes, indianos e europeus.

A história de Zanzibar começa em Stone town, uma cidade mística, histórica e ainda em plena atividade! Stone Town é uma cidade construída com corais do mar, cheia de ruelas estreitas. A cidade tem mais de 400anos, toda a arquitetura tem forte influência árabe e indiana. Aqui 95% da população é muçulmana, o que torna a ilha ainda mais especial e única, as mulheres são misteriosas, andam pra lá e pra cá cobertas por seus véus.

Como já disse, Zanzibar tem solo fértil e durante sua história de muitas colonizações acabou recebendo plantas e frutas de todos os povos que passaram por aqui, por isso ela também é conhecida como Spice Island. Existem inúmeras fazendas de plantações de temperos e frutas onde é possível fazer um passeio sensorial, não perdemos esta oportunidade. Vimos plantadas ervas, plantas e temperos que eu jamais imaginei como eram... cardamomo, noz moscada, baunilha, canela, açafrão, gengibre e muitas outras, foi uma verdadeira aula de cheiros, gostos e texturas de mil e um tipos de plantas, passeio imperdível em Zanzibar.

Para melhorar ainda mais, Zanzibar também é palco de praias paradisíacas, banhada pelo oceano Índico azul esverdeado, com muitas palmeiras, areia branca e um pôr do sol que só a África pode oferecer!

Zanzibar foi um prato cheio para as fotografias! Foi difícil fazer a seleção acima, isso aqui é um mundo de cheiros, cores e diferenças, lindo demais para ser representado por meras fotos.
Quem vem à Tanzânia não pode perder Zanzibar, tampouco os maravilhosos safáris nos parques nacionais. Tanzânia fica pra trás com uma sensação de missão cumprida e mais um território devidamente desbravado.

Que venha o Egito!

16 comentários:

  1. Amigaaa! Demais as suas fotos! Que lugar paradisíaco! Deu muita vontade de conhecer!
    Continuamos te acompanhando ; )
    Boa sorte e se cuida aí!
    Saudades!
    Bjosss

    ResponderExcluir
  2. Mari,

    Estou vijando junto com você já que tenho marido, filhos e emprego que me seguram, em terras bem firmas, como diz você. A cada e-mail dizendo que tem novo post venho correndo para ver onde você está, como está, quais as curiosidades do país...
    Delícia! Quero ver as esfinges.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  3. Sisteeerrrr... que lindooooo!!!
    Nossa, eu ia ter A-D-O-R-A-D-O esse "passeio spice"... deve ter sido irado! Nem preciso falar que tua fotos estão sensacionais né?
    ps. divers escrever um comentário e estar te vendo na telinha praticamente ao mesmo tempo...rsssss
    Te amoooooo!!!!
    see you in 20 days!
    yupiiiii!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito legal oque vc escreveu Mari ....gostei da canoa. Se cuide por esse mundo.
    beijo.Bosca

    ResponderExcluir
  5. Nossa filhota, vc deveria fazer uma parceria com o Zeca Camargo. Ele só teria a ganhar...
    Lindíssimo, maravilhoso... adorei conhecer a noz moscada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Querida!Lindo demais esse lugar! Muito! Não coma frutas estranhas! Pode ser perigoso! eehe
    Misss youuuu....
    Mil beijos!
    Ju

    ResponderExcluir
  7. Mari que experiência hein, uma riqueza de culturas..... aqui estamos viajando com você e com certeza aprendendo muito!!!!!
    Amanhã eu que viajo,,,, to morrendo de medo" aaaiiii.....
    Bjsssssss
    Ju (Kidway)

    ResponderExcluir
  8. Amada amiga... Tuas fotos estão maravilhosas, coloridas e deixam transparecer a alegria que vc está sentindo em conhecer tudo isso!!! Muito legal ver o mundo através dos seus cliques, dá mais vontade ainda de viajar!!! Continue aproveitando tudo e fique sempre com Deus! Beijos com saudades da amiga que te ama muitão... Fer Habinoski.

    ResponderExcluir
  9. amada da vida!!

    Tive o privilégio de escutar sua voz lendo pra mim este post de Zanzibar tão rico de histórias e belezas naturais... que dificilmente teria conhecimento se não fosse por você!
    + um lugar registrado com êxito pela desbravadora desse mundão q tenho tanto orgulho!

    falar com vc....ouvir sua voz...me deixa alto astral!

    Continue caminhando com nosso Deus!

    e não esquece, SEMPRE ALERTA!
    Agora Avante Europa!

    NEOQEAV!

    ResponderExcluir
  10. Minha linda...lí o email pra vovó e mostrei todas as fotos do blog.

    Como já era de se esperar.. "lá vem a Zoca com suas perguntas"...cada foto era um questionamento...alguns dava pra reler o post e explicar pra ela...outros já não estavam ao meu alcance...difícil acompanhar aquela mente inquieta...só quando vc voltar vai poder explicar tudinho pra ela...hehehehe....

    Bem...vamos ao post...
    Que doido né?...um país com 2 bandeiras e 2 presidentes....um só já é complicado...hehehe
    Achei maravilhosa a cor do mar...parece nosso nordeste né?...uma cidade construída com corais do mar...deve ser especial mesmo...ainda mais com todos esses aromas, cores e mistérios escondidos por véus...

    Que Deus continue te iluminando e acompanhando sempre...

    Bjãozão

    Tia Lucia

    ResponderExcluir
  11. Uauuuu Mari!

    teu blog tá arrasando!
    que saudade de ver vc aqui açucarando!
    aproveite mil!!
    Na próxima me leva junto!
    beijos carinhosos
    India

    ResponderExcluir
  12. Miri

    tô adorando acompanhar sua aventura....
    Divirta-se e siga conquistando o mundo!!
    bjks
    mãe postiça
    Chris

    ResponderExcluir
  13. Dale Miri, Muito maneira a sua atitude, coisa de gente grande e que vai voltar ainda maior.... estamos torcendo muito por vc e acompanhando a sua missão de conhecimento e aventura. Fique com Deus and good vibrations from Brasil, Aloha!

    ResponderExcluir
  14. Oi Miri!

    Se ainda da tempo, entra em contato com o John e o Hisham, meus amigos pessoais que moram no Cairo. Eles sao muito legais e podem te dar um insight da vida no Cairo que vc nao vai ter.

    john.saad@vodaphone.com

    hisham.hindi@vodaphone.com

    O blog ta sensacional e suas fotos tb!

    Beijao!

    Rodrigo
    (Namorado da Ticka que chegou Zebado na sua despedida! :-)

    ResponderExcluir
  15. Mari!!
    Mais um post fantásticoo!!
    Faço muita propaganda do seu blog!!
    ta fazendo muito sucesso!!hihi!!
    Que venha o Egito!!! =)
    Bjão lindona!!
    Que Deus continue te acompanhando sempre!!

    ResponderExcluir
  16. cami e uly dizem: como sempre o post estah o maximo. a gente le um e jah fica aguardando o
    proximo. alias a cami me avisou do post, mas
    nao aguentou esperar ate eu chegar - a gente iria ler junto.
    isso ai menina, continue assim! a gente estah torcendo por voce! beijos nos

    ResponderExcluir