sexta-feira, 10 de julho de 2009

Egito, missão difícil retratá-lo.





































Escrever sobre o Egito foi a missão mais difícil até então.
Foi uma semana de puro deslumbre, com aulas de história riquíssimas em detalhes, cada templo com suas particularidades, cada faraó com seu reinado, cada tumba com um passado misterioso, cada pirâmide com sua perfeição. Infelizmente, o texto fica só na superfície do que realmente foi a profundeza do que aprendi no Egito.

Vamos ao que interessa...
A chegada ao Egito já foi impressionante. Tivemos a sorte de chegar pela manhã no Cairo e a visão da janelinha do avião foi um flashback das aulas de história da quinta série. Explico: por aqui, tudo é extremamente árido, seco, puro deserto, porém com uma exceção: as terras que margeiam Nilo. A paisagem seca e branca de repente se torna verde acompanhando as curvas do rio Nilo, o que confirma a fertilidade e importância deste rio que estudamos desde o ensino fundamental. Onde há Nilo, há vida, há verde.

O roteiro no Egito foi composto por 4 dias de cruzeiro pelo Nilo passando pelas cidades de Luxor e Aswan e depois 3 dias no Cairo. Foi durante os dias de navegação pelo Nilo que visitamos vários templos, esfinges e tumbas. Apenas pra não deixar passar em branco, acho que vale a pena contar pra vocês a história de um dos templos, o templo de Ed Fu que representa a lenda do Olho de Oros.

(Pausa para a lenda...)

Era uma vez o Deus Há que tinha dois casais de filhos gêmeos: Osiris, filho bom, era gêmeo de Neftis, a filha feia, e Set, filho mau, era gêmeo de Isis, a filha bonita. Um dia, Deus Há ordenou que os filhos se casassem entre si para manter a pureza do sangue divino. Porém, estipulou uma regra, filhos gêmeos não deveriam casar entre si, portanto, Osiris deveria casar com Isis e Set com Neftis.

Set, o Deus mau se revoltou com a decisão já que não queria se casar com Neftis, a deusa feia, queria se casar com Isis. Set resolveu se vingar de seu irmão Osiris: construiu um sarcófago de presente para o irmão e pediu que ele fizesse a prova do tamanho. Ao entrar no sarcófago, Set prendeu seu irmão Osiris ali dentro e jogou o sarcófago dentro do Nilo.

Isis, esposa de Osiris procurou seu marido por todos os lados do Egito até que o encontrou dentro sarcófago dentro do Nilo, Osiris já estava quase morto, mas Isis lhe concedeu a ressurreição. Isis e Osiris tiveram um filho chamado Oros, Deus que era a representação da bondade e da beleza, em forma de um falcão.

Set, ainda revoltado com o casamento de Isis e nascimento de Oros, preparou outra vingança para seu irmão Osiris. Set esquartejou seu irmão em 14 pedaços e os enterrou em diferentes lugares do Egito para que ele não pudesse fazer a ressurreição novamente. Além disso, Set perseguiu o sobrinho Oros por todos os cantos com o intuito de matá-lo.

O deus pai Há, se juntou a seu neto Oros para brigar com Set e acabar com aquela perseguição. Durante a batalha, o deus Há perdeu um de seus olhos. Para ajudar o seu avô, Oros deu um de seus olhos para Há e dessa forma o bem venceu o mal. Todo o templo de Ed Fu retrata as passagens dessa lenda que representa uma superstição até os dias de hoje. Por isso, para se ter sorte é preciso ganhar um olho de Oros, não se pode comprar!

(Voltando às experiências do Egito...)

Apesar da infinidade de deuses que eram desenhados e esculpidos nos templos, a religião dos egípcios antigos era monoteísta, isso mesmo, acreditavam em um só Deus. Como assim? Os vários deuses são apenas representações das diversas facetas de um só Deus, maior do que tudo. Atualmente, a religião de 95% dos egípcios é o Islamismo, o idioma é o árabe em função da colonização mais influente que tiveram.

Foi no Cairo, cidade em que habitam 20 milhões de habitantes, que realizei o sonho de conhecer as famosas pirâmides de Giza (Kéops, Kefren, Mikerinos) e também a esfinge. É difícil de acreditar que toda essa perfeição foi construída há mais de 5 mil anos. Naquele tempo, as pirâmides eram construídas para servirem de tumbas para os faraós do período regente. Dentro da pirâmide ficava a múmia do faraó e todas as suas riquezas. Com o passar do tempo, os faraós passaram a construir suas tumbas escondidas no meio das montanhas. Isso porque eles chegaram à conclusão de que as pirâmides ostentavam muito e em períodos de crise eram os primeiros alvos a serem saqueados por ladrões.

No Cairo também cheguei à conclusão de que o povo egípcio não é tão simpático e hospitaleiro quanto o povo que vinha conhecendo até então nos outros países. Eles têm um jeito peculiar de ser... meio carrancudos, indelicados, “pergutandeiros” que só, querem saber de toda a sua vida no primeiro minuto que te conhecem. Apesar disso, o Cairo me pareceu uma cidade muito segura, em nenhum momento me senti ameaçada. Ponto pra Cairo.

Porém, o que foi mais impressionante de toda essa saga pelo Egito foi chegar à conclusão de que os egípcios antigos provavelmente eram mais desenvolvidos do que a população atual. Os egípcios de 5 mil anos atrás eram cientistas, desbravadores, detentores de conhecimento que revolucionaram o mundo na época, algo simplesmente impressionante. Atualmente, o Egito sobrevive principalmente através do turismo, através daquilo que foram num passado longínquo.



Beijo na esfinge, e bora pro continente Europeu!
Itália, aí vou eu!

30 comentários:

  1. Amada... que aula hein! É um prazer imensurável ler os teus posts. Por esse tenho um carinho ainda mais especial, desde o meu tempo de belas artes cultivo um grande carinho pelo egito antigo, fico MUITO feliz que vc teve a oportunidade de ver tudo isso de perto! Deve te sido de arrepiar!!!
    ... o beijo na esfinge... QUE LINDAAAAAAA!!!!
    TE AMO SIS... saudades gigantes
    Logo to chegandooooo!!!

    ResponderExcluir
  2. Fotos sensacionais Mari!!! Amei o beijo na esfinge!! =) é muito bom ler seus posts... aprender sobre esse mundão! Adoroooo!
    super beijo querida!!
    Continue curtindo muito e transmitindo essa energia boa para nós!!

    ResponderExcluir
  3. Que lindo! Sou louca pra conhecer tb! Espero que vc e a Cami estejam aproveitando muito esse verão europeu!!!

    ResponderExcluir
  4. Primaaaaaaaaaaaa, aiii como eu queria ter ido conhecer o Egito contigo! Esse é um sonho antigo que ainda vou realizar, quem sabe, com vc de guia!!! Ameeeei o post! Agora, bora pra Milão, né? To ansiosa pelo próximo post!!!!!
    Te amooooooo!
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Mire! Olha eu por aqui. To acompanhando muito o blog. Está no botao do favoritos e varias vezes na semana clico para ver se você ja atualizou. as fotos estao demais. Aproveita ai!!
    bjao e se cuida.
    JoaoM

    ResponderExcluir
  6. Amigaaa, tô pidando o cabeção com os seus posts....que tudo essa sua viagem!!!
    Fotos lindíssimas!! Continue curtindo demais!!

    bjos,
    Ju S.

    ResponderExcluir
  7. Fantástico Miiiriiiiiiiii!!!!!!!!!!!! de arrepiar!
    Continua com tudo lindona!

    bjo Bru

    ResponderExcluir
  8. Não me canso de dizer: Como vc escreve bonito, Mariri - parece que as palavras lhe vêm do coração. Que lindo tudo - fotos, textos... Imagino então a viagem ao vivo e em cores. E que cores. Super beijo, (Tia) Tere

    ResponderExcluir
  9. Querida! Cheguei na mesa da Taka ela tava vendo seu blog! Cheguei bem na hr das fotos dos camelos! ehehhe fiz um escandalo que só eu sei fazer, sabe como, né?! :) Mas quero te agradecer o cartão postal da Zebrinhaaaaaaaaaaaaaaa, mostrei pra todos os tradeanos! eles amaram! :) e eu mais ainda!!!!!!!!!!!! Tenho uma novidade pra te contar, mas te mando um email com detalhes, a única coisa que adianto é que o Jaime saiu da Kraffoods...ahhhhhhhhhhhh =( depois te conto detalhes! amo-a! curte ai que ta tudo lindo! Beijos querida!

    ResponderExcluir
  10. Querida,
    Saudades!! Beijo Lari

    ResponderExcluir
  11. Miri, que bela experiência, plena de maravilhosa ilustração e acréscimo do que já foi estudado. Pela forma como escreves vejo que estás aproveitando bastante, nos melhores sentidos. Continua.
    A propósito, estou procurando uma madrinha, também. Será que tia Uly me aceita como afilhada?
    Grande passeio, felicidades.
    Abraço.
    Maria Luisa (Sou amiga da Tereza, amiga da tia Uly).

    ResponderExcluir
  12. Mari, a KBrandao me falou do seu blog e achei incrível! Suas fotos e textos são uma viagem pela web! Boa sorte nas proximas paradas e espero curiosamente pelos posts! bjs,
    Mari Perota

    ResponderExcluir
  13. Fantastico Mari!
    Muita saudade.

    Bjs

    Fer

    ResponderExcluir
  14. Loirão!!!!!

    De arrepiar!!!! De mais!!!!! Suas fotos são otimas!!! os lugares são lindos e incriveis!!! Saudade!!!!
    Rê (Preta)

    ResponderExcluir
  15. Miri querida!!!!!!!
    Que delícia esse post do Egito!
    Estou curtindo cada parada da sua volta ao mundo... muito bom ver que a cada país vc tem novas esperiências fantásticas para contar!!!
    Curta muito e que Deus esteja com vc a cada passo que vc dá por esse mundão afora!
    Vc faz falta aqui!
    Bjoooooooooooooooo
    Fer (Delta)

    ResponderExcluir
  16. Filha amada... a cada post fico mais orgulhosa de vc! Seus textos são ótimos e as fotos maravilhosas, tudo contribuindo para que a gente viaje junto... Em breve estaremos juntas de fato... uhuuuuuu
    Saudade... bjoosssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  17. Mari!!!

    Tudo que você escreveu, o seu astral, conseguiram fazer o Egito ainda mais encantador!

    Um dia eu passo por aí também! :)

    Curta muito essa sua jornada e volte pra nos contar tudo!!

    Beijo grande e muito carinho,

    Martina

    ResponderExcluir
  18. Mariana querida,
    estou adorando acompanhar seu trajeto. Parabéns pelos relatos e fotos.
    Domingo passado estive na sua casa para ver e saber de tudo via Uly. Foi ótimo !
    Felicidades e sucesso agora para a próxima etapa na Europa...
    Beijinho
    Wita

    ResponderExcluir
  19. Oi Miri,

    Belissimas histórias e fotos lindas, pelo visto tudo saindo otimamente bem... Por aqui continua tudo na mesma e continuo cuidando bem do meu anjo loiro, pode ficar tranquila. Continuaremos acompanhando a sua caminhada por aqui e torcendo sempre por você. Grande Beijo!

    Foganholi

    ResponderExcluir
  20. Oi Miri!!!!

    Nossa, to achando tudo lindo, as fotos, o que você escreve, tudo maravilhoso...Estou acompanhando desde o começo, muito legal!!!

    Se cuida e aproveita bastante!!!

    Beijão,

    Fer(Peters)

    ResponderExcluir
  21. Amigaaaaa
    Ta bão demais ler os seus posts!
    Pode ter certeza que estamos todos aprendendo muito com as suas experiências!
    E claro...morrendo de vontade de viajar também! hehehe
    Que Deus esteja sempre contigo amiga!
    Aproveite cada minuto!
    TE AMO
    Beijosss

    ResponderExcluir
  22. Amadica!
    Caracassss q post manero!!
    como sempre caprichando, nos ensinando e presenteando com seus ricos post!
    O Egito pode ter sido missão difícil, mas pra vc vida, missão dificil é = missão cumprida com sucesso!
    estou aqui, sintonizado com vc...SEMPRE!
    mtas saudades!
    Deus continue te guiando minha Vida!

    ResponderExcluir
  23. Miri
    Que viagem maravilhosa! Um show! É bom demais acompanhar tudo por aqui. Admiro muito vc! Saudade imensa! Bj Paty

    ResponderExcluir
  24. Oi Miri!

    Estou SUPER acompanhando a sua aventura... E, achando tudo muito fántástico e maravilhoso, continue mandando post, mto bom ler e saber que vc está bem!

    Fique com Deus!
    Bjos no coração,
    Dé.

    ResponderExcluir
  25. Vai que o mundo e todinho seu minha linda!!!
    to adorando te acopanhar,quem sabe um dia vamos juntas para a Índia e arredores?
    love,,,
    Tante Rô

    ResponderExcluir
  26. Oi Mariana fiquei sem ver os seus registros por uns dias e, agora, pude me fartar com muita beleza, nas palavras, nas imagens e nas emoções. Você é e você faz!

    Beijos
    (Tio) Mauro

    ResponderExcluir
  27. oi Mari!!!!!
    Estava devendo um comentário no seu blog, mas o Egito JAMAIS poderia passar em branco, certo?
    Que fotos lindas!!!! Como eu gostaria de estar junto com você para sentir a energia do lugar, o calor, ver o povo feio e tirar milhões de fotos!!! Mas me aguarde, NZ ainda dá tempo ;)

    Aproveite bastante!! Juízo, se cuide e continue postando tuuudo, tá D+!!!

    Saudades gigantes, viu?

    Beijão, Cris Taka ;)

    ResponderExcluir
  28. Ótimo seu blog, continue assim sua postagens me surpreendem.
    P.S: sua escrita é ótima
    P.S.S: sou aluno da sua irmã, a Ju.

    ResponderExcluir
  29. Gostei das fotos tua irmã é muito legal

    ResponderExcluir
  30. Adorei o seu blog! Gostei bastante do seus textos sobre suas viagens e suas fotos que são espetaculares!!

    ResponderExcluir