sexta-feira, 24 de julho de 2009

Suíça, paixão à primeira vista
















A Suíça foi o primeiro destino da viagem em que fiquei sozinha durante a maior parte do tempo. A primeira experiência solitária da viagem ficou marcada por ter sido muito proveitosa e também deliciosa. Fiquei até mais animada e confiante para prosseguir sozinha pelo mundo afora. Quando se viaja sozinha, vc tem a oportunidade de ser livre para fazer o que quiser, na hora em que quiser, sem ter que se preocupar se tem alguém na sua dependência. Sozinha a gente fica mais despachada, com atitude, decide o que vai fazer e coloca a mão na massa.

A visita pela Suíça foi rápida, porém a paixão foi à primeira vista! Ao chegar de trem, rapidamente já me senti no clima suíço com aquela paisagem típica de alpes, gramados verdes, vacas pastando, casinhas coloniais. Um encanto!

Bom, todo mundo sabe que a suíça é famosa por queijos, chocolates, canivetes e relógios, mas eu não imaginava que era taaaanto! O Brasil é famoso pelo futebol, nem por isso vc vê uma bola de futebol em cada esquina. Já na Suíça isso acontece com aquilo que a torna famosa... lojas de canivetes e relógios por todos os cantos, mercados forrados de chocolates e queijos de primeira qualidade!

Em 3 dias de viagem, passei por Zurique, Berna e Genebra. Vale a pena falar um pouquinho de cada uma delas. Em Zurique e em Berna aluguei uma bike (aliás, aluguei de graça, aqui não se paga para usar bikes!) e passei o dia inteiro pedalando pelos principais atrativos das duas cidades. Ambas são bem parecidas no seu jeito de ser, com uma arquitetura colonial que as torna um charme! Zurique é a maior cidade da Suíça com 340 mil habitantes, é famosa por ter sido berço do dadaísmo, corrente artística que surgiu em 1916, mais precisamente de dentro do café Voltaire. A cidade é cheia de parques que a população freqüenta como se fosse praia, com direito a frescobol, sorveteiro e biquininhos!
Berna é a capital do país com apenas 150 mil habitantes, com muito mais cara de vilarejo do que de capital, nisso a pomposa Genebra dá um show de cosmopolismo. Berna é um dos patrimônios da Unesco em função de sua arquitetura e história... também foi nesta cidade em que Einstein viveu boa parte de sua vida e desenvolveu a teoria da relatividade. Aproveitei para visitar a casa onde ele viveu por muito tempo para ver se de repente não ganhava um pouco da genialidade do cara. Em Berna também visitei a catedral de Munster, a maior do país com vitrais incríveis que datam de 1450, lindíssimo!

Genebra é um capítulo a parte da Suíça... toda moderna, de alma diplomata, casa de grandes organizações internacionais como ONU e Cruz Vermelha. Tem apenas 180 mil habitantes, mas tem cara de metrópole. Além disso, é uma das cidades mais seguras do mundo para se viver.

A título de curiosidade, vale dizer que a Suíça é um dos únicos países que já foi convidado a entrar diversas vezes na União Européia, porém ainda não faz parte dela. Pelo o que entendi, isso acontece porque a Suíça tem uma série de leis e incentivos locais que fazem com que suas taxas bancárias sejam bem menores em comparação ao resto do mundo. Ao entrar na UE, a Suíça teria que abdicar dessas regalias e enfraqueceria a principal fonte de renda do país: os investimentos externos. Ao que se parece, a situação permanecerá assim por um bom tempo ainda.

Como já disse... a passagem pela Suíça foi rápida porém encantadora!
Tô achando que em alguma outra vida eu fui suíça, não é possível!

Próxima parada... St. Tropez - Cote d’Azur - França!

18 comentários:

  1. Miriiiiii,
    demaaiisss sua volta ao mundo! estou adorando e acompanhando desde o primeiro post seu!
    Otimo conteudo com historias suas e do tempo! sensacional!
    Entro todo dia!
    Beijos querida! aproveite muito por todos nós!

    André Magni

    ResponderExcluir
  2. Nossa, me senti moradora de uma megalópole...Mgá com seus 300 mil habitantes é uma gigante na Suiça! hahahahahahaha
    Aiii, agora to louca pelas fofocas de St. Tropez! Manda bjo pra family toda primaaa!!!
    Amo vc! ;******

    ResponderExcluir
  3. My angel adorei o post da suica! Depois q vc veio pra ca e eu fiz parte de toda essa tal historia de volta ao mundo eu morro de vontade de ver todos os posts da sua viagem! to esperando o proximo, quero fotos cmg! haha

    As fotos ficaram lindas, minha fotografa preferida! Em 10 fotos consegue passar todo o conceito!

    Fica com Deus amor e aproveita, to acompanhando por aqui! Beijao da pequena Camis

    ResponderExcluir
  4. ps: ta lindona de lenco! =) sodadi! camis

    ResponderExcluir
  5. Querida Mariana, epifânica viagem!!! Sensacional!!! Vou acompanhar daqui essa sua jornada torcendo a cada minuto para que tu nunca chegues lá, mas sim continue tentando, andando, correndo, girando ao redor de tudo aquilo que te cativa, te faz viver. Um grande abraço, com saudades, Leonardo Ferrari.

    ResponderExcluir
  6. mari
    eu tô adorando os posts.
    a suíça realmente é demais, zurique é uma cidade impressionante. imagino que você tenha ido de milão pra "zurigo" de trem, a viagem pelos lagos é inesquecível.
    beijão e aproveita

    ResponderExcluir
  7. Miri querida

    tenho acompanhado sues posts, estou adorando, vc consegue resumir muito bem em fotos e palavras sua experiência. Agora em vôo solo... que Deus te acompanhe.
    Bjks
    Chris

    ResponderExcluir
  8. Amiga!
    Adorei o post da Suiça, esse pais é demais mesmo!!! Cada vez me surpreendo mais com seus dotes jornalísticos, se eu tivesse uma revista iria te contratar! hihih
    te amo, Deus te acompanhe!
    Estou ansiosa para seu post baladas St Tropez!
    Bjocaa

    ResponderExcluir
  9. cami e uly dizem: como sempre o post estah o maximo. a gente le um e jah fica aguardando o
    proximo. alias a cami me avisou do post, mas
    nao aguentou esperar ate eu chegar - a gente iria ler junto.
    isso ai menina, continue assim! a gente estah torcendo por voce! beijos nos

    ResponderExcluir
  10. Miririiiii....que orgulho de vc!!!!...corajosa...valente...desbravadora...se virando sozinha....
    Tava olhando a primeira foto...bem que podia ser a vovó Zoca naquele trem né?...hehehe...quem sabe ainda não viajamos todos juntos de novo hein?!...já falei pra ela melhorar logo pra poder bater perna por aí...rs...
    Amei o post...que venha St.Tropez..chique vc hein?!...
    Tanti baci nel cuore...pra se acostumando com o idioma italiano..hehehehe
    Tia Lucia

    ResponderExcluir
  11. Ah tava esquecendo...tem Paris antes de Roma né?...hehehe...
    Bjus

    ResponderExcluir
  12. Amiga... estou amando participar um pouquinho da sua fantástica viagem! Aproveite muito!!!
    Super beijo da sua amiga saudosa... Lú

    ResponderExcluir
  13. Mariiii...concordo com vc, passei por Genebra e fiquei encantada. O que é a educação de todas as pessoas, amei tudo por lá.
    Bjsssss Ju

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  15. A Suíça já foi e St. Tropez tbm... tá meio lerds hein dona Miricota... já tamo juntaaaa... to do teu ladinho! Vai comer ameixaaaaaaaaa!

    ResponderExcluir
  16. Miri, adoro os posts e to mega feliz que esta indo tudo certinho! Nos vemos aqui em London em poucos dias! Aproveita! Beijao. Ju Rudell

    ResponderExcluir
  17. Lóóveee!
    q vontade de estar pedalando com vc aí ou aqui..., jogando um fresco nos parques...que saudade!!
    to aqui na casa do casal delfe jantando um strogonof...vc tá fazendo falta gigante!

    Sempre sintonizado! NEOQEAV!
    bjo
    joaovida@sempre.com.vc

    ResponderExcluir
  18. Amo teu blog , tua irmã da aulas bem legal

    ResponderExcluir