sábado, 15 de agosto de 2009

França, começando com o pé esquerdo, terminando com o pé direito

Final de tarde em Paris


Ela, a toda poderosa, torre Eiffel


O Louvre


Café Parisiense



Crème Brulee


Igreja de Notre Dame



Rio Siena




Bairro Monmartre e seus artistas


Charme de Paris


Vista do Arco do Triunfo


Noite em Cheverny


Castelo de Chambord



Ao contrário da Espanha, a viagem pela França começou meio “perrengosa”...
A começar pelo fato de que nossas malas não chegaram a Paris junto conosco. Não tem coisa mais frustrante do que ficar esperando a sua mala na esteira do aeroporto enquanto ela não chega. As pessoas ao redor vão encontrando as suas bagagens, a sala de desembarque vai esvaziando, na esteira só restam umas malas “gatas pingadas” e a sua não está entre elas. Só depois de uma hora dando plantão ao lado da esteira e rezando para que venha mais uma leva de malas é que vc realmente chega à conclusão de que a sua não vai chegar, justamente no dia em que vc não deixou nenhuma roupa reserva na bagagem de mão.

A maré de azar ainda persistiu. Acho que tava na hora de expor um causo negativo no meu blog! Sem mala e nem cuia, chegamos ao nosso hotel, Ferteile Etóile, anote este nome. Anote porque é justamente este que vc NÃO deve se hospedar quando for a Paris. Um hotel xexelento, com o pior atendimento do mundo. Apesar de que mau atendimento em Paris não é exclusividade de ninguém... o mal atendimento reina nesta terra. Nunca vi povo para ser grosso, impaciente e sem tato com turistas.

A percepção melhorou um pouco quando começamos a pedir informações turísticas para a população local... esses são um pouco mais simpáticos, principalmente quando vc tem ao seu lado uma irmã que fala francês. Isso é uma informação importante a se levar em consideração antes de ir pra França: quando o turista fala francês, o atendimento muda da lama pra água.

Ok... acho que eu to pegando meio pesado com os franceses, mas realmente os primeiros dias em Paris foram meio torturantes. Mas eu não posso deixar de dizer que a cidade tem um charme único (se descontarmos os parisienses). A torre Eiffel é linda e imponente, a sua grandeza mostra porque se tornou um monumento definitivo na cidade apesar de ter sido criada para ser temporária, apenas para sediar a Exposição Universal da Feira Mundial de 1889.

A construção do Louvre, que mescla o antigo com o novo, a fortaleza com a pirâmide, tem uma aura majestosa! Assistimos um final de tarde lá que foi incrível, rendeu boas fotos a aspirante a fotógrafa que vos fala. A Champs Elysees, a igreja de Notre Dame, o Arco do Triunfo, as brasseries charmosas, o Crème Brulee que a gente come rezando de tão bom que é... É claro que Paris tem os seus mil encantos.

Mas sem dúvida, o que mais gostei em Paris foi o bairro de Monmartre onde se encontra a Sacré-Coeur, minha igreja preferida na França. Monmartre é o bairro dos artistas, está cheio de pintores e caricaturistas que tentam ganhar a atenção dos milhares de turistas que passam pra lá e pra cá. Uns querendo vender telas de Paris, outros querendo vender a sua caricatura que anuncia todos os seus defeitos de forma exacerbada e cômica. Trata-se de um tumulto gostoso de ser presenciado, além de ter uma vista maravilhosa de Paris, imperdível!

De Paris, partimos para o Vale do Loire, uma região linda onde estão diversos castelos. Lá podemos dizer que a viagem pela França mudou de humor... gente mais acolhedora, paisagem de tirar o fôlego, vilarejos com uma energia tranqüila que deixam qualquer um zen. Passamos por Tours, Blois e Cheverny, uma cidadezinha mais linda do que a outra. Os castelos e jardins só tornam a vista ainda mais linda e bucólica. Podemos dizer que vivemos tempos de paz no Vale do Loire. Ah.. vale a pena contar que Da Vinci morou uma boa parte de sua vida e morreu nesta região, a cidade é cheia de ruas e comércios batizados com o seu nome.

O bom da história toda da França é que ela teve um final feliz. Começamos com o pé esquerdo mas terminamos a visita ao país com o pé direito. No final das contas, a França ainda vale muito a pena!
Próximo destino: Itália!

13 comentários:

  1. hahahahahahaha, eu estava esperando por esse post! Sabia que ele viria assim com essa aura meio "rabujenta"!!!! hahahaha. Agora, esse Creme Brulee me deu agua na boca! hehehe. Manda a Ju aprender a fazer, prima!!!!!!!!
    Saudadona!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Mari, sensacional este post. Como os franceses podem ser tão estúpidos assim??? Pra mim não passa de burrice! ehhehehe


    Espero o próximo post, que rezo pra que vc tenha pego a receita do Crème Brulee!!!

    Bjosssss

    Ada

    ResponderExcluir
  3. Amiiiga! Fica tranquila que vc não pegou pesado com os franceses! Em um ano morando na França tive a mesma percepção que vc: o país é belíííssimo! As paisagens de tirar o fôlogo... já o povo.... é difícil de engolir mesmo heheh
    Ah, como sempre, suas fotos estão lindas ; )
    Boa viagem e se cuida!
    Bjos saudosos

    ResponderExcluir
  4. Gata,
    To viajando junto contigo vendo teus post´s!!
    Muito bom!! E quanto lugar bacana. Vi que vc já passou por Milão, demaaaaaaaasss né?? A vista de cima da Duomo é sensacional!!
    A parada principal que eu estava esperando é justamente a que vc "falou" mal... Sou louca pra ir pra Paris, mas vc me deu uma desanimada hehe. Apesar que pego todas as suas dicas pra não pegar nenhuma furada nem precisar de muita ajuda dos simpáticos parisienses.
    Tomara que venha logo outro post com boas noticias de sua viagem. Vou continuar acompanhando por aqui!!

    Bjos
    Marjorie

    ResponderExcluir
  5. Posso " roubar " a primeira foto para tentar passá-la pra uma tela??...vc sabe da minha quedinha por um belo pôr do sol, né? hehehe...
    Conheço muita gente que tem lembranças pouco agradáveis dos franceses....mas em compensação as paisagens valem muito a pena...ainda bem que vc tava junto com os " seus " né Miriri?...Passar por esses perrengues sozinha não deve ser lá muito agradável...
    Mas, tudo passa...e rápido né?...aproveite seu papito, sua mamis e sua maninha aí...
    Saudades de todos...
    Obs.:...a torre Eifel é lindona, mas essa árvore que vc colocou em primeiro plano tá lindíssima...que verde é esseeeee....ponto pra minha fotógrafa preferida...hehehe
    Bjãozão
    Tia Lucia

    ResponderExcluir
  6. Realmente os franceses são duros na queda e Paris pode até decepcionar num primeiro momento, mas depois a gente acostuma com o jeitão deles e a cidade ganha novas cores. O Vale du Loire é lindíssimo, as vilazinhas são de um charme muito especial. Lets, o creme Brulée é de matar de bom, a gente pode até tentar fazer... hehehehe
    Estamos aqui curtindo tudo e tentando aprender alguma coisa com nossa exigente fotógrafa, que a cada foto que a gente faz, mostra um jeito de fazer melhor...
    Bjossssssssss

    ResponderExcluir
  7. Mari!!! Meu Deus, cada lugar mais lindo... as suas fotos são maravilhosas!!! Aproveita bastante, viu? Bjos!
    Lu

    ResponderExcluir
  8. Loirão!!!...que fotos mais lindas!!! Qnto aos franceses...ignore...o importante é não perder o bom humor...rsrsrs...olha a pessoa mais bem humorarda do mundo falando sobre humor...rsrsr...adorei conhecer Paris com vc.
    Muita Saudade!!!!! Rê (Preta)

    ResponderExcluir
  9. Miri! finalmente conheci seu blog...e quero deixar registrado que fiquei ENCANTADA!! lindas as fotos,os comentários...tudo mto criativo e de bom gosto!! continue aproveitando mto cada segundo!! adorei o encontro em milão e te conhecer melhor! bjo my

    ResponderExcluir
  10. My angel! Aqui estou eu desde milao religiosamente! =) Amiga mta sintonia o bairro q eu mais amo nessa vida e o Monmartre! Sabia q vc ia gostar! Realmente os franceses sao complicados acho q tivemos uma mini experiencia em St. Tropez hahaha "CAMILA NAO VOU NEM TE RESPONDER" HAHA te amo aproveite demais! beijo sua pequena camis

    ResponderExcluir
  11. Bom, do lugar não comentarei muito...a França deve ser linda e rabujenta mesmo...agora suas fotos...Miri amiga...você está se superando...demais demais!!!

    Bjocas!!

    Luv u!!

    ResponderExcluir
  12. Miriiiii
    Q delícia de blog!!Vc escreve ótimamente bem.Viajo um poquinho com vcs quando leio!!
    Saudadesss imensas dessa família, espero que esteja td bem por aí...e fala pra pequena que ela tá fazendo muuuuita falta aqui comigo!
    Fica com Deus!
    Bjo no coração.
    Tathi Cenovicz

    ResponderExcluir
  13. Cunha!!!!!
    Amo acompanhar vc por aqui e amei o cartão postal. Estamos com uma saudade imensa de vc!!!
    Aproveite bastante!
    Beijos
    Paty

    ResponderExcluir